Desde a última quinta-feira, 2 de junho, os clientes do Banco do Brasil (BB) podem fazer a contratação de empréstimos através do aplicativo de mensagens WhatsApp. A partir dessa medida o banco se tornou o primeiro do Brasil a usar o aplicativo para a contratação de empréstimos.

Para acessar essa vantagem, o cliente da instituição bancária precisa iniciar uma conversa com o número (61) 4004-0001. Feito isso, o assistente de inteligência artificial vai disponibilizar simulações das condições, tais como data de vencimento, juros, e valor das parcelas, antes do cliente contratar o serviço.

Além disso, quem já tem empréstimos pessoais com o BB, também poderá usar o WhatsApp para acompanhar o extrato das operações. Até o final de 2022, a instituição deseja aumentar a oferta de crédito pelo app. Ou seja, deseja adicionar crédito consignado, antecipação da restituição do Imposto de Renda, antecipação do 13º, bem como crédito para veículos.

BB é pioneiro no uso da plataforma

Em suma, o BB foi o primeiro a ofertar serviços através do WhatsApp. Inicialmente, o BB permitiu a consulta de saldo. Depois disso, passou a liberar extratos e faturas do cartão de crédito, por meio do WhatsApp.

As operações através do aplicativo foram ampliadas para transferências, pagamentos, Pix, e renegociação de dívidas, entre outras. Além disso, o BB realiza várias soluções sem precisar de atendimento físico, como por exemplo, o envio do informe de rendimentos.

Dentre outras inovações, estão o entendimento de mensagens de voz pelo assistente de inteligência artificial, e a oferta de assistente virtual especializado em pessoas jurídicas, bem como serviços relacionados ao INSS sem interação humana, e cobranças bancárias pelo WhatsApp.

Por fim, vale ressaltar que nos últimos 90 dias, o BB realizou mais de 23 milhões de atendimentos em assistentes virtuais. De acordo com a instituição, grande parte desse número de atendimentos, estava relacionada a dúvidas sobre operações de crédito. Ademais, vale ressaltar que a solução tecnológica foi criada com base nos relatos dos clientes.