Que o preço dos combustíveis anda caro, não é novidade pra ninguém. Quem possui qualquer tipo de veículo sabe - porque sente no bolso - que nos últimos anos, e nos últimos meses mais ainda, os preços vêm subindo. E por isso, qualquer alternativa que possibilite uma economia, nem que seja de alguns centavos por litro, é válida.

Felizmente já existem alguns aplicativos que podem ajudar a poupar dinheiro na hora do abastecimento. Alguns deles foram lançados pelas próprias redes de postos ou funcionam por meio de parcerias entre essas redes e administradoras de aplicativos.

Vamos ver alguns deles?

App para poupar na hora de abastecer

Vamos falar um pouquinho mais sobre os principais aplicativos que podem ser usados em todo o Brasil:

1. Abastece aí

É o app da rede Ipiranga e pode ser usado em todo o Brasil. Você cria uma conta no aplicativo e por meio dela é possível abastecer, fazer troca de óleo, compras das lojas dos postos, etc.

Aplicativo Abastece Aí da rede Ipiranga. Créditos: Divulgação/Ipiranga
Aplicativo Abastece Aí da rede Ipiranga. Créditos: Divulgação/Ipiranga

A versão mais recente do aplicativo possui as alternativas de compra com cashback ou com os km de vantagens. O cashback devolve uma parte do seu dinheiro (até 5%) e no km de vantagens você consegue descontos no preço de acordo com a quantidade de pontos que você tem.

Esse novo app também oferece uma carteira digital por meio da qual você pode realizar pagamentos de lojas físicas e onlines parceiras, fazer pix, depósito por boleto ou uma TED.

2. Shell Box

O Shell Box é um jeito de pagar nos postos Shell. Você paga o abastecimento de combustível e junta pontos, que valem descontos em outros abastecimentos ou milhas. Além disso, frequentemente ele disponibiliza cupons de desconto e promoções.

É bem fácil de usar. Você baixa o app, cria um cadastro e escolhe a melhor forma de pagamentos e o benefício que você prefere. Você pode cadastrar seu cartão no app também, o que torna o abastecimento muito prático pois nem é necessário sair do carro.

Chegando no posto o processo é o seguinte:

  • Informe o combustível e o valor do abastecimento;
  • No app, clique em “Digite para Pagar”;
  • Ao começar o abastecimento, digite o código de pagamento ao lado da bomba (o frentista pode te ajudar);
  • Pronto!
Abastecimento com Shell Box. Créditos: Reprodução/Shell Box
Abastecimento com Shell Box. Créditos: Reprodução/Shell Box

O resgate dos descontos ou milhas pode ser feito quando você quiser, sem taxas ou valor mínimo! Para cada litro de combustível Shell V-Power você ganha 2 milhas e para cada litro do combustível comum, você ganha 1 milha.

3. Premmia

O Premmia é o programa de fidelidade da rede de postos Petrobras. Você se cadastra, ganha pontos consumindo nos postos participantes, lojas BR Mania e Lubrax+ e troca por descontos em diversos parceiros.

A partir do acúmulo desses pontos é possível participar de eventos, adquirir milhas de companhias aéreas e assistes a filmes, jogos de futebol em estádios,peças de teatro, etc.

Você troca a pontuação do Premmia por milhas, ingressos e outros produtos. Créditos: Divulgação/Petrobras Premmia
Você troca a pontuação do Premmia por milhas, ingressos e outros produtos. Créditos: Divulgação/Petrobras Premmia

Você pode cadastrar o seu posto preferido e sempre que abastecer lá você ganha pontos em dobro. Frequentemente o aplicativo também notifica sobre promoções.

4. Inter (Shell)

Você também pode abastecer na rede de postos Shell utilizando o app do Inter já que ele permite uma vinculação com o Shell Box.

O App Inter também pode ser usado para abastecimentos na rede Shell. Créditos: Divulgação/Inter/Pixabay
O App Inter também pode ser usado para abastecimentos na rede Shell. Créditos: Divulgação/Inter/Pixabay

Para acessar o Shell Box no App Inter, diga os passos abaixo:

  • Na página inicial, selecione a opção "Transporte" localizada abaixo do card "Shopping";
  • Em "Abastecer", selecione a opção Shell Box ou clique no card de Shell Box;
  • Insira o código de 6 dígitos de pagamento que estará disponível na placa ao lado da bomba de combustível;
  • Clique em "Abastecer;
  • Aguarde a finalização do abastecimento para exibição dos detalhes (tipo de combustível, total abastecido e total a pagar);
  • Clique em "Escolher Pagamento" para definir o método de pagamento (Débito na Conta Digital Inter, Cartões Inter ou pagar sem usar o APP);
  • Leia e aceite os Termos e Condições;
  • Clique em Pagar Combustível.

Pronto! Será exibido o comprovante do pagamento com os detalhes da compra. Bem fácil né?! O melhor de tudo é que utilizando esse app você ganha cashback de 2%, que é válido para todas as compras de combustíveis.

5. PicPay (Shell)

A mesma coisa vale para o app PicPay, que também pode ser utilizado em abastecimentos na rede Shell. Atualmente ele está oferecendo 10% de cashback, no entanto, as promoções variam. Vale ficar de olho no app para garantir os melhores descontos e cashbacks.

Veja como utilizar o PicPay para abastecer no Shell:

  • Abra o PicPay
  • Toque em Store
  • Localize a Shell Box
  • Insira o número da bomba
  • Confirme com o posto o valor a ser pago
  • Confirme o pagamento
Aplicativo PicPay para pagamento com Shell Box. Créditos: Reprodução/PicPay
Aplicativo PicPay para pagamento com Shell Box. Créditos: Reprodução/PicPay

Pronto! Você abasteceu e ganhou algum beneficio em troca. O valor que você ganha em cashbacks você pode utilizar em outros abastecimentos ou para pagamento de boletos, transferência ou aplicação financeira.

6. PagBank (Shell)

O PagBank é a conta digital do PagSeguro e também oferece cashback em postos Shell. Nesse caso o usuário recebe 2% do valor ao efetuar o pagamento através da conta digital, seja com o saldo ou por meio de um cartão de crédito que esteja cadastrado.

Veja como utilizá-lo:

  • Abra o aplicativo do PagBank e toque sobre a aba de 'Serviços' e toque sobre 'Postos Shell';
  • Em seguida pressione para iniciar o abastecimento e insira o código de seis dígitos que está presente na bomba de combustível;
  • Adicione a forma de pagamento que será utilizada (saldo em conta ou cartão de crédito cadastrado) e autorize a transação;
  • O pagamento será aprovado e você verá o recibo de pagamento.
Campanha do PagBank em parceria com a Shell. Créditos: Divulgação/PagBank
Campanha do PagBank em parceria com a Shell. Créditos: Divulgação/PagBank

Após ter concluído o abastecimento o cashback será depositado na sua conta em até 1h e poderá ser utilizado para pagamento de boletos, transferência ou aplicação financeira.

7. Ame (Petrobras)

Já a rede Petrobras fez uma parceria com o Ame Digital. Por meio dele você pode usar o saldo ou seu cartão de crédito para efetuar pagamentos e ganhar cashback.

O valor do cashback, porém, não é fixo. Ele varia entre R$0,10 e R$50 a cada operação elegível, limitadas a 1 transação por dia e 5 mensais. O valor que você recebeu de volta fica disponível em até 24 horas após o abastecimento. É a chamada "Compra Premiada".

O Ame Digital pode ser usado na rede Petrobras. Créditos: Divulgação/Petrobras/Ame
O Ame Digital pode ser usado na rede Petrobras. Créditos: Divulgação/Petrobras/Ame

O pagamento é feito por meio de um QR Code e você automaticamente ganha pontos no Premmia também. Veja como usar o Ame no abastecimentos:

  • Abra o aplicativo Ame Digital e acesse o seu cadastro;
  • Escaneie o QR Code localizado na bomba ou na loja do posto;
  • Ative a opção "pontuar a compra no Premmia";
  • Digite o valor a ser pago.

Pronto. Em algumas horas você receberá uma parte do valor de volta e poderá usá-lo como preferir.

8. Menor Preço Brasil

Esse aplicativo é um curinga, digamos assim. Ele é do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, desenvolvido pela Receita Estadual da Secretaria da Fazenda do RS, porém, aos poucos, ele foi se espalhando para o restante do Brasil. Atualmente, 14 estados o tem em funcionamento. Veja abaixo quais são eles:

  • Acre
  • Alagoas
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Pará
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul
  • Rondônia
  • Roraima
  • Sergipe
  • Tocantins

Esse app permite ao usuário pesquisar o menor preço de um produto em diversos estabelecimentos que emitem Nota Fiscal. Por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), as informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo.

Numa pesquisa, que pode ser de qualquer produtos, inlcuindo combustíveis, o app faz uma verredura a partir da localização do usuário, ou seja, ele vai mostrar os menor preços num raio de X quilômetros (de acordo com a escolha do usuário). O app ainda mostra o caminho para chegar até o estabelecimento escolhido para fazer a compra ou abastecimento. Bacana, né?!

DICA EXTRA: um app para comparar preços

Além dessas dicas, temos uma extra especial para quem possui carros flex, ou seja, que podem escolher entre abastecer com etanol ou gasolina. Muitas vezes surge a dúvida a respeito de qual combustível é mais vantajoso porque além do preço é preciso considerar o desempenho do carro que muda.

Isso torno difícil o cálculo. Mas você não precisa mais perder muito tempo nesse processo, porque também já existem aplicativos que fazem essa análise para você. Um deles é o Gasoleta. Ele está disponível apenas para Android e leva em consideração o valor do combustível e o consumo médio do veículo flex.

App Gasoleta. Créditos: Reprodução/Gasoleta
App Gasoleta. Créditos: Reprodução/Gasoleta

De acordo com especialistas, o uso do Etanol deixa de ser vantajoso em relação à Gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da Gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor ao Etanol é de 70% do poder dos motores à Gasolina.

Além desses aplicativos que podem ser usados em todo o Brasil, há diversas redes mais regionalizadas que também vêm lançando aplicativos próprios e que têm uma série de benefícios para os clientes. Vale dar uma olhadinha na loja do seus sistema operacional e fazer uma busca por apps ligados ao seu posto preferido.