A rede de lojas Renner (LREN3) divulgou seus resultados trimestrais referentes ao fim de 2021 (4T21) na noite dessa quinta-feira, 17 de março, e mostrou que teve uma alta de 22% e 24% na receita líquida de varejo na comparação com o 4T20 e com o 4T19, respectivamente.

Além disso, o relatório da empresa também mostrou que a rede conta com 17,7 milhões de clientes ativos em seu ecossistema, o que representa uma alta de cerca de 25% na relação com 2020.

Veja abaixo os principais detalhes do relatório.

Destaques das Lojas Renner no 4T21

A Receita Líquida da rede no 4T21 foi de R$ 3,5 bilhões e no acumulado do ano foi de R$ 9,5 bilhões. O crescimento das vendas na comparação 4T21 x 4T20 foi de 18,9% e entre 2021 e 2020 foi de 40,1%.

Só no digital, as vendas totalizaram R$ 514,4 milhões no 4T21 e um total de R$ 1,6 bilhão em 2021, o que também representou uma variação positiva de 37,7% e de 49,9%, respectivamente.

A empresa destacou no relatório, que o Dia das Crianças teve resultados recordes, além da Black Friday, que também teve uma melhor composição de estoque e de serviços aos clientes, especialmente no digital.

O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia ficou em R$ 776,1 milhões nos últimos três meses do ano e em R$ 1,7 bilhão no acumulado de 2021, com margem Ebitda de 21,8% e de 18% respectivamente.

O Lucro Líquido, por sua vez, foi de R$ 415,8 milhões no quarto trimestre. Em 2021, o lucro líquido total ficou em R$ 633 milhões.

Veja abaixo mais detalhes:

Crédito: Reprodução/Renner
Crédito: Reprodução/Renner

Cartão Renner tem 34,7 milhões de clientes

Outro destaque é o cartão da companhia e seus serviços financeiros. A rede possuiu hoje 34,7 milhões de cartões emitidos que representam 36,6% das vendas no varejo. Em relação ao 4T20 houve uma redução, que a empresa explica como sendo consequência da pandemia.

Assim, o resultado dos Serviços Financeiros totalizou R$ 51,6 milhões no 4T21, queda de 13,9% em relação ao 4T20, em função, basicamente, do aumento das Perdas Líquidas. Além dos maiores volumes de carteira no período, no 4T20, a perda líquida foi positiva em R$ 12,0 milhões, consequência de reversões de provisões naquele trimestre, impactando de forma relevante a base de comparação.

A Renner destacou ainda que relativamente à carteira, as perdas se mantiveram abaixo
dos níveis históricos, refletindo a qualidade de crédito, assim como os níveis de recuperação. Em uma base de comparação normalizada, observou-se uma consistência na retomada dos resultados.

Mais de R$ 1 bilhão foi investido

Em novas lojas, a Renner totalizou um investimento de R$ 14,7 milhões no 4T21 e de R$ 173,2 milhões ao longo de todo o ano passado. Além disso, ela também investiu R$ 91,2 milhões na remodelação de instalações, outros R$ 488,5 milhões em sistemas e equipamento de tecnologia e R$ 335,2 milhões em centros de distribuição.

Houve um aumento de 207,6% no investimento no trimestre. Nesse mesmo período, 2 lojas foram inauguradas de forma que a rede terminou o ano com 413 unidades em operação, incluindo 8 no Uruguai, 4 na Argentina e 9 da Ashua.

A Camicado e a Youcom, que também pertencem à Renner, encerraram 2021 com 119 e 104 unidades, respectivamente.

- Veja na íntegra o relatório de resultados das Lojas Renner no 4T21.