O banco BTG Pactual publicou no início de julho a nova carteira de ações recomendadas com algumas alterações em suas ações sugeridas para o investidor, segundo especialistas do banco.

Ao criar a relação das 10 ações para apostar neste mês, o BTG considera o fato de que este momento não exige apenas a escolha de boas empresas, mas também analisar quais entidades têm mais chances de sobreviver à pandemia do coronavírus. Além disso, o BTG analisou a exposição cambial e o fluxo de caixa com balanço sólido das grandes instituições.

Ações recomendadas pelo BTG em julho

Segundo o banco, a Rumo (RAIL3) foi substituída pela operadora de rodovias CCR (CCRO3), que demonstra resistência à pandemia da Covid-19 e níveis de valuation atraentes. Foi avistada uma oportunidade de crescimento da empresa em um país que ainda está engatinhando em serviços de infraestrutura.

A Tim (TIMP3) entrou também para a carteira da BTG, de forma a substituir a telefonia Vivo (VIVT4). Considerando que os serviços de telecomunicações sobrevivem melhor em tempos menos previsíveis, o banco vê um potencial exclusivo na Tim: "(...) acreditamos que há uma vantagem adicional de uma possível transação de M&A envolvendo a Oi Mobile (a empresa afirmou que o processo de due diligence está avançando bem)".

Para ocupar a área da construção, estreia a Cyrela (CYRE3). Os especialistas acreditam que as baixas taxas de hipoteca estão contribuindo para a recuperação das vendas de imóveis do tipo médio e alto padrão, que são especialidades da construtora.

Considerando que o preço do petróleo está mais estável; junto à demanda de produção do pré-sal, os especialistas decidiram também pela volta da Petrobras (PETR4) em julho. Segundo o BTG: " (...) o foco da Petr em projetos de alto retorno na área do pré-sal significa que a empresa provavelmente poderá reduzir o ponto de equilíbrio do petróleo abaixo de US$ 30/barril, abrindo caminho para lucros sustentáveis a longo prazo".

Além das novidades, permanecem na carteira: Vale (VALE3), Lojas Americanas (LAME4), a empresa de alimentos JBS (JBSS3), a Bolsa Brasil, Balcão (B3SA3), TOTVS (TOTS3) e a seguradora SulAmérica (SULA11). Veja o peso percentual de cada ação na carteira indicada pelo banco:

Petrobras (PETR4) ocupa 15% da carteira de ações recomendadas.
Petrobras (PETR4) ocupa 15% da carteira de ações recomendadas e é a aposta mais forte do BTG para o mês.