Nesta terça-feira, o Itaú Unibanco apresentou lucro líquido recorrente de R$3,9 bilhões no primeiro trimestre de 2020, apresentando queda de 43,1% comparado com o mesmo período de 2019. A queda pode ser ainda maior, de 46,4%, se levarmos em conta como o quarto período de 2019.

Hoje, o banco, que tem seu valor de mercado estabelecido em 210,7 bilhões, é negociada na B3 através dos papéis BOV:ITUB3 e BOV:ITUB4.

Através de um comunicado oficial, o Itaú Unibanco comunicou ao mercado que oficialmente suspendeu as suas projeções para o restante do ano de 2020. Os principais motivos apresentados pela instituição bancária foram a baixa visibilidade sobre a profundidade e extensão da crise decorrente da pandemia do novo Coronavírus.

Confira o comunicado oficial do Itaú Unibanco:

"A administração entende ser prudente que não divulgar novas projeções neste momento e até que seja possível estimar de forma mais precisa os impactos da referida crise sobre as operações."

Itaú Unibanco revelou dados do primeiro trimestre de 2020. (Foto:Divulgação)
Itaú Unibanco revelou dados do primeiro trimestre de 2020. (Foto:Divulgação)

O principal impacto negativo foi o chamado custo do crédito (responsável por medir as previsões de perdas com inadimplência esperada menos a recuperação de operações em atraso), que teve uma elevação de 165% sobre o ano interior, e foi para 10,1 bilhões. Entre outros diversos impactos causados pela pandemia, o Itaú também citou uma redução de 38,9% na margem financeira com o mercado, decorrente do impacto da volatibilidade na precificação de instrumentos financeiros.

Outras métricas operacionais tiveram uma melhora mais modesta. A margem gerencial com clientes teve alta de 3,8% e a receita com serviços e seguros evoluiu 8,2%, a 11,1 bilhões de reais. A carteira de crédito abrangente teve expansão de 18,9%, para 769,2 bilhões de reais.

Vale lembrar que o Itaú Unibanco ampliou de forma considerável a provisão para as perdas esperadas com calotes e suspendeu suas projeções de desempenho para este ano, devido a todos os desdobramentos da pandemia.