O Banrisul (BRSR6) não atuará mais em alguns dos serviços relacionados às maquininhas de cartões Vero. O anúncio foi feito na quinta-feira, 22 de abril, por meio de um fato relevante publicado na página de relação com os investidores do banco.

A causa desse anúncio é o encerramento do contrato de associação societária firmado com a Joint Venture VG8VJ Tecnologia S.A (a VeroGo). Ele havia sido firmado em novembro de 2018 e consolidado em junho de 2019.

A associação era constituída com as seguintes participações societárias: 44,01% para a VG8, 6% para a M.D.S. (Mobility and Digital Services S.A.S., atual sucessora da "OPnGO Group"), 43,99% para a Banrisul Cartões e 6% para o Banrisul.

O objetivo dela era formar uma parceria estratégica para oferecer uma solução integrada de pagamento voltada a centros de compras localizados na área de atuação da JV, território nacional, para permitir o pagamento tanto de compras realizadas junto aos lojistas credenciados como de tarifas de estacionamento.

Em nota, a assessoria do Banrisul entrou em contato com o Poupar Dinheiro e informou que:

"O Banrisul esclarece que o contrato de associação societária encerrado, conforme o Fato Relevante divulgado ao mercado em 22.04.2021, não se confunde com a operação de adquirência da companhia consolidada na controlada Banrisul Cartões S.A., atividade que opera sob a marca VERO. A parceria encerrada, da qual a Banrisul Cartões também fazia parte, e que estava consolidada na joint venture VG8JV Tecnologia S.A., seria o veículo utilizado para a oferta da Solução VEROGO, resultante de uma integração do sistema de credenciamento da Banrisul Cartões com o serviço de conveniência de acesso e pagamento de estacionamentos conveniados prestado pela OPnGO. Nesse sentido, a Solução VEROGO tinha como objetivo oferecer uma solução integrada de pagamento voltada a centros de compras localizados no território nacional, que permitiria o pagamento tanto de compras realizadas junto aos lojistas credenciados como de tarifas de estacionamento, e que operaria sob a marca VEROGO".

Portanto, a atividade de adquirência consolidada na VERO continua em operação, sem qualquer descontinuidade. Assim, a companhia reforça que permanece sem alteração a oferta de serviços relacionados à adquirência e credenciamento (incluídas as maquininhas de cartões), disse o banco.

Perda de receitas

De acordo com o documento divulgado, a descontinuidade dos negócios, com o desinvestimento dos sócios na Companhia e o consequente encerramento das atividades, "deu-se em razão das mudanças estruturais apresentadas pelo setor de adquirência entre o signing do Contrato de Associação em novembro de 2018 e o início da operação ocorrido em junho de 2019".

Em decorrência disso, houve uma perda de margens do setor de adquirência que se seguiu, agravadas pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus, disse o banco no comunicado. Desse modo, a companhia perdeu fonte de receitas projetadas, afetando o business plan original e o breakeven planejado.

O Banrisul comunicou ainda que manterá seus acionistas e o mercado informados sobre quaisquer novos fatos atinentes à matéria em questão. O banco pretende divulgar os resultados do 1T21 no dia 12 de maio, após o fechamento do mercado e nesse ocasião poderão ser repassados mais detalhes desse acontecimento.

Confira o fato relevante publicado pelo Banrisul.