Ether (ETH) é a segunda maior criptomoeda do mundo, ficando atrás apenas do bitcoin, e uma das mais relevantes plataformas que usam a tecnologia blockchain hoje em dia.

Entretanto, o ETH é mais do que apenas uma criptomoeda, sendo um importante ecossistema (Ethereum) de acesso variado ao blockchain e de interação com a Web 3.0.

Em um primeiro momento pode não ser a coisa mais simples entender o universo do ethereum, mas ele pode ser acessado por qualquer pessoa hoje em dia, e por meio de diversas ferramentas, como a MetaMask.

Aqui você verá:

ÍNDICE

O que é a MetaMask?

MetaMask é uma carteira digital de criptomoedas que permite aos usuários acesso à rede Ethereum e ecossistema blockchain a partir de uma simples extensão de navegador na web ou até mesmo em dispositivos móveis, especialmente celulares.

Em suma, com a MetaMask, é possível navegar pela Web 3.0 - nome dado ao próximo estágio da evolução da internet -, e lojas virtuais de tokens e NFTs. Pela extensão (ou plugin), é possível comprar, vender, armazenar e trocar criptoativos.

A partir do saldo em criptomoedas na conta MetaMask (como a criptomoeda ETH e tokens ERC), o usuário pode, além de guardar e negociar, integrar a conta com jogos e plataformas de itens NFTs.

Dessa maneira, a MetaMask serve de carteira para Ether e outros tokens e ainda possibilita interação direta com aplicativos descentralizados (ou dapps).

Entretanto, não é preciso usar outra plataforma para negociar criptos na MetaMask, pois existe a opção "Comprar" no plugin, com os mais diferentes meios de pagamentos, como cartão de crédito.

MetaMask é segura?

A MetaMask foi desenvolvida para ser uma carteira digital criptografada, mas para dar ao usuário total controle sobre suas transações e dados.

Por esse motivo, o plugin não guarda informações do usuário, como e-mail, senhas e chaves, nem mesmo a frase de recuperação secreta. Em tese, tudo fica no dispositivo e é registrado no blockchain, sendo, portanto, seguro.

A Frase de Recuperação Secreta MetaMask

Um ponto que, talvez seja uma desvatangem, é que o MetaMask requer que você armazene uma Frase de Recuperação Secreta. Trata-se de uma frase com 12 palavras dadas pelo sistema ao usuário no ato de abrir a conta, como se fosse um código permanente.

O problema é que a Frase de Recuperação Secreta da MetaMask é a única maneira de recuperar os fundos da carteira caso seu dispositivo falhe ou seu navegador seja reiniciado.

A própria MetaMask recomenda que o usuário anote as 12 palavras em um pedaço de papel (sim, da vida real e não em ambiente digital) e guarde em um local seguro e privado, como um cofre. Portanto, é preciso ter muito cuidado com essa frase e onde ela é digitada, principalmente em blocos de notas, e-mail e etc.

A MetaMask memoriza a Frase de Recuperação Secreta e senhas do usuário em um formato criptografado e armazena no dispositivo em que está instalada. Mas, ao formatar o PC/celular/tablet ou em casos mais específicos, como roubo e invasão hacker, os dados (com os saldos em criptoativos e a frase) podem ser perdidos.

O que o MetaMask suporta?

A MetaMask possibilita o armazenamento dos tokens da rede Ethereum, como a criptomoeda Ether (ETH), bem como outros tokens fungíveis (ERC-20 e ERC-721).

Além disso, no MetaMask Mobile (para smartphones) existe ainda a possibilidade de negociar e armazenar tokens não fungíveis, os "NFTs", pela tela inicial da carteira móvel.

Como instalar a MetaMask?

A versão para computador da MetaMask pode ser instalada nos navegadores Chrome, Firefox, Edge e Brave. Dessa maneira, para encontrar o plugin, basta acessar a loja de extensões de cada navegador e pesquisar "MetaMask".

Já a versão mobile da MetaMask pode ser instalada tanto em dispositivos android quanto iOS e o usuário terá acesso ao aplicativo listado na Apple Store e Play Store.

Veja abaixo um passo a passo de como instalar a MetaMask no computador e no celular:

Instalando a MetaMask no computador

  1. Acesse https://metamask.io/;
  2. Clique em "Download" (Baixar) na barra em azul;
  3. Clique em "Install MetaMask" (Instalar a MetaMask para o navegador que você escolheu). Você será direcionado para a loja do navegador;
  4. Clique em "Add" (Adicionar ao navegador);
  5. Na janela pop-up, clique em "Add extension" (Adicionar extensão);
  6. Pronto! a MetaMask ficará adicionada à lista de plugins de seu PC.

Instalando a MetaMask no celular

  1. Pesquise por "MetaMask" na loja de aplicativos de seu celular (Apple Store ou Play Store);
  2. Atente-se para baixar o aplicativo MetaMask desenvolvido pela ConsenSys.
Créditos: Divulgação/MetaMask
App MetaMask na tela inicial - Créditos: Divulgação

Como configurar a MetaMask?

Depois de instalar a MetaMask, é hora de criar sua carteira digital e configurar a extensão conforme suas preferências. Como dito acima, o destaque na hora de abrir uma conta na MetaMask é a senha de 12 palavras que deve ser guardada, preferencialmente em algum lugar offline, como um caderno ou carteira de hardware. Depois de instalar a MetaMask, siga para as seguintes etapas:

  1. Clique em "Comece agora";
  2. Concorde com os termos;
  3. Clique em "Criar uma carteira";
  4. Crie uma senha;
  5. Anote sua Frase de Recuperação Secreta em local seguro;
  6. Na tela seguinte, insira sua Frase de Recuperação Secreta na ordem;
  7. Clique em "Tudo pronto".

Depois disso, você terá uma carteira de criptomoedas MetaMask pronta para ser usada. Se for o caso, será possível importar uma conta por chave ou arquivo JSON, conectar com carteira de hardware, adicionar contatos e negociar criptos (por meio de exchanges parceiras, como Coinbase).

Outros detalhes da MetaMask

Carteiras de hardware

Desde que a frase de recuperação secreta esteja segura e o dispositivo permaneça atualizado e longe do acesso de terceiros, é seguro ter criptomoedas guardadas na MetaMask. Entretanto, existe ainda uma forma de se blindar melhor para eventualidades: as carteiras offline de criptomoedas.

As carteiras de hardware são, basicamente, dispositivos físicos, como pen drives, que são criadas para guardar criptoativos sem conexão com a internet.

Atualmente, o plugin para navegadores da MetaMask suporta carteiras de hardware das marcas Trezor, Ledger, Lattice, Keystone e AirGap Vault. A versão mobile da MetaMask só suporta produtos Keystone.

Taxas

Como acontece no mercado financeiro tradicional, onde bancos e corretoras cobram taxas para oferecer seus serviços, o mesmo acontece no mundo das criptomoedas - mas com algumas diferenças.

O destaque é a taxa de gás, que é a taxa cobrada pelas plataformas por transação na blockchain da Ethereum. O valor é solicitado para validar ou concluir uma transação.

- Acesse o portal de conteúdo da MetaMask para saber mais