A gestora Investo lançou na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nesta quarta-feira (22) um novo fundo de índice (ETF): o INVESTO BLOK cujas cotas receberam o código de negociação BLOK11 e já estão disponíveis para investimento, por meio das corretoras. A Investo possui outros ETFs no mercado financeiro atualmente, como o 5GTK11.

Seguindo seu regulamento, o INVESTO BLOK (BLOK11) tem por objetivo refletir as variações e rentabilidades do índice MVIS Crypto Compare Smart Contract Leaders Index, calculado pela MV Index Solutions GmbH (ou MVIS).

Criado em outubro de 2021, esse índice busca refletir a variação de preço dos maiores e mais líquidos criptoativos do segmento de smart contracts, em dólares americanos (US$), sendo que o Índice é composto de uma cesta de ativos selecionados conforme critérios estabelecidos pela MVIS.

Os smart contracts (ou "contratos inteligentes", na tradução), estão relacionados com a tecnologia blockchain, usada nas transações de bitcoin, por exemplo.

Segundo dados divulgados pelo site da gestora, o índice considera os parâmetros de negociação brasileiros. Por sua vez, a MVIS mostra que o indicador é composto hoje por onze criptoativos, como Ethereum, Cardano e Solana, que lideram no ranking de participação na carteira - veja abaixo a lista completa.

Composição do Índice do ETF BLOK11

Componente Peso
Cardano 24.37%
Ethereum 23.79%
Solana 19.43%
Polkadot 11.63%
Avalanche 7.39%
Cosmos 3.53%
Algorand 3.39%
Internet Computer 2.05%
Tezos 1.93%
EOS 1.45%
Fantom 1.03%
Fonte: MVIS - consulta em 26/06/2022

Mais sobre BLOK11 e ETF

Gerido pela Investo, gestora independente focada em ETFs, o fundo tem como índice de referência o MVIS Crypto Compare Smart Contract Leaders Index. Sua performance está atrelada a das maiores e mais líquidas plataformas de Smart Contracts, tecnologia blockchain que viabiliza acordos que independem de intermediação de instituições financeiras, trazendo mais agilidade e personalização.

Já o Exchange Traded Fund (ETF) é um fundo de investimento que tem sua performance atrelada a um índice de referência - que, por sua vez, traz na carteira diferentes ativos, como por exemplo ações de empresas. Ao adquirir um ETF, o investidor consegue capturar em seu portfólio o desempenho de todos os ativos que integram a carteira do fundo. Dessa forma, ele obtém uma exposição diversificada, por meio da compra de um único produto, que é negociado de forma similar às ações.

É importante que cada investidor conheça bem seu perfil e o funcionamento dos produtos de investimento disponíveis no mercado. Isso possibilitará que ele adquira produtos que estejam realmente alinhados com sua estratégia e seus objetivos financeiros. Para saber mais sobre os ETFs da B3, acesse este link.

- Saiba mais informações sobre o ETF INVESTO BLOCK (BLOK11).

Com informações: B3 e Investo.