O Banco de Investimentos BTG Pactual e a gestora Capitânia lançaram na quarta-feira, 22 de junho de 2022, um novo Fiagro que passa a ser negociado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Trata-se do FIAGRO CPTR cujas cotas emitidas recebem o código de mercado CPTR11.

No lançamento do Fiagro CPTR na B3, foram admitidas à negociação no mercado financeiro 1.036.270 milhão de cotas CPTR11 ao preço de R$ 96,50 cada uma. Dessa maneira, a captação ultrapassou R$ 100 milhões.

O Fundo de Investimento em Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) é um produto financeiro por meio do qual os recursos de vários investidores do mercado com objetivos em comum são investidos em ativos relacionados ao setor de agronegócio, podendo envolver empreendimentos imobiliários rurais ou atividades de produção agro.

Dessa forma, o Fiagro do BTG e da gestora de investimentos Capitânia tem como objetivo proporcionar a seus cotistas a valorização e a rentabilidade das cotas, conforme a Política de Investimento apontada no regulamento do fundo, por meio da aquisição preponderante de ativos financeiros de origem agroindustrial.

Sobre o FIAGRO CPTR - CPTR11: onde os recursos serão investidos?

O CAPITANIA AGRO STRATEGIES - FIAGRO - IMOBILIÁRIO recebeu o nome de pregão "Fiagro CPTR" e código de negociação CPTR11 por cota na B3, assim como mencionado acima. O fundo de investimento é aberto a todos os interessados e foi constituído sob a forma de condomínio fechado, com prazo indeterminado.

A referida política de investimento prevê que a gestora do Fiagro CPTR (CPTR11) invista nos seguintes ativos do mercado financeiro atrelados ao agronegócio:

  • Certificados de recebíveis do agronegócio (CRAs);
  • Certificados de Recebíveis Imobiliários relativos a imóveis rurais ou relacionados às cadeias produtivas agroindustriais (CRI);
  • Cotas de outros fundos de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais (FIAGRO);
  • Cotas de fundos de investimento imobiliário (FII);
  • Cotas de fundos de investimento em direitos creditórios (FIDC);
  • Debêntures;
  • Letras de crédito do agronegócio (LCA);
  • Letras imobiliárias garantidas (LIG);
  • Outros ativos, ativos financeiros, títulos e valores mobiliários, permitidos aos FIAGRO.

"O Fundo não investirá diretamente em imóveis. No entanto, é possível que eventualmente o Fundo detenha imóveis em sua carteira devido à execução ou substituição de garantias, renegociação de dívidas, e outros atos necessários relacionados à busca pela adimplência dos devedores dos ativos-alvo detidos", consta no regulamento do Fiagro (veja aqui na íntegra).

O Fiagro CPTR (CPTR11) é destinado ao público em geral, incluindo pessoas físicas ou jurídicas em geral, residentes ou domiciliadas ou com sede no Brasil, bem como fundos de investimento, regimes próprios de previdência social, entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, companhias seguradoras, entidades de previdência complementar e de capitalização, bem como investidores não residentes que invistam no Brasil segundo as normas aplicáveis e que aceitem os riscos.