O Inter vem elevando a oferta de produtos de crédito rural em 2022 e já originou em torno de três vezes mais para o setor no 1T22 em relação ao mesmo período de 2021. Assim, em números absolutos, no 1T22, foram originados R$ 144 milhões. Ou seja, houve uma alta de 278%.

Em suma, a evolução levou a carteira de crédito rural para o patamar de R$ 783,3 milhões no primeiro trimestre de 2022. E isso, aponta uma alta de 249% em relação a carteira do mesmo período de 2021. Assim, as receitas totalizaram R$ 12 milhões no 1T22.

O aumento se explica pela estruturação da avenida de agronegócios da companhia, com uma equipe de especialistas em 2021. A mesma começou a trabalhar em duas frentes, e isso, posicionou o Inter como um dos players nacionais do agronegócio.

O que o Inter tem feito para se tornar um player do agronegócio?

Em suma, o Inter aumentou a exigibilidade dos recursos obrigatórios definidos pelo Plano Safra, que seguem as regras específicas e estão relacionados aos depósitos à vista nas contas dos clientes.

Como o Inter chegou a 18,6 milhões de clientes no 1º trimestre de 2022, a destinação da exigibilidade para o crédito rural também levou a um crescimento importante.

Enquanto isso, com a alta do cumprimento da exigibilidade em 2021, o Inter deu mais um passo no setor, explorando as operações com Recursos Livres. Além disso, acompanham as taxas de mercado e menor burocracia na liberação.

Com isso, a meta é aumentar as emissões da Cédula de Produto Rural (CPR), título que representa a entrega futura de um produto agropecuário e é importante como uma ferramenta para estimular o financiamento do setor.

De acordo com o vice-presidente de Produtos Bancários do Inter, Marco Túlio Guimarães, o Inter ainda tem outras frentes de atuação e benefícios. Tais como as linhas de crédito para financiar a fase pré embarque (ACC) e pós-embarque (ACE) da produção, câmbio, bem como a conta corrente digital, completa e gratuita para facilitar a vida dos produtores rurais.

"Com a emissão das CPRs e todas as possibilidades que oferecemos, o Inter se aproxima do agronegócio, o que abre um leque de oportunidades de crescimento para a companhia e nos eleva ao patamar de player do setor, além de fortalecer uma de nossas receitas e o negócio como um todo", explica Guimarães.

Ademais, o Inter tem como vantagem, possuir uma estrutura leve e digital. Logo, isso garante, por exemplo, mais agilidade na liberação do crédito. "Hoje, já temos casos de crédito liberado em cerca de dois dias, graças à combinação da nossa estrutura leve e digital com um time altamente especializado", cita Guimarães.

Por fim, o executivo diz que a atratividade do Inter tem relação, em especial, com os aspectos como a cultura digital, poder de inovação tecnológica, simplicidade nos processos, e pessoas qualificadas no setor. As mesmas realizam visitas e acompanham a evolução de cada cliente dentro e fora da porteira.

"Esse é só o começo, temos muito o que aprender e avançar. Nossa estratégia de atuação segue nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, mas em breve pretendemos capilarizar ainda mais e avançar para todas as regiões do Brasil", finaliza Guimarães.