Conforme os anos foram avançando, as letras de crédito foram se tornando cada vez mais acessíveis para os investidores e facilitando suas vidas. Afinal, quem não quer investir sem se preocupar com as taxas e os impostos, não é mesmo?

E o melhor é que no cenário econômico atual, com taxa de juros maiores, elas se tornam mais rentáveis. Por isso, nesse artigo, vamos te explicar tudo sobre as LCIs (Letra de Crédito Imobiliário) e as LCAs (Letra de Crédito do Agronegócio). Veja abaixo. Confira o que cada um desses investimentos significa e como aplicar seu dinheiro com rentabilidade e segurança.

O que é uma aplicação LCI?

A LCI é um investimento de renda fixa que os bancos emitem. Os recursos captados por essas aplicações servem para financiar empreendimentos e atividades do setor imobiliário.

Quando o investidor investe em LCI, ele oferece um empréstimo ao banco e, em troca, recebe rentabilidade, que pode ser pré-fixada, pós-fixada ou híbrida.

Pelo fato da LCI sempre ter uma data de vencimento, é possível ter uma ideia de quanto irá render até o final do prazo.

Como funciona o investimento em LCI?

Pelo fato de ter sido simplificado nos últimos anos, hoje essa aplicação está bastante acessível. E por ser um segmento considerado estratégico, o Imposto de Renda é isento para esse investimento.

Quem deseja investir em LCI deve ter uma conta ativa em uma corretora de valores regulamentada e autorizada a negociar na bolsa. Depois é só buscar entre as opções que ela oferece. O processo é bem parecido com o investimento em ações.

E o que é LCA e como funciona?

A LCA também é um título de renda fixa emitido pelos bancos, o que muda em comparação com a LCI é que ela tem como foco financiar atividades do setor do agronegócio. A LCA também tem sua data de vencimento e a taxa de rentabilidade definidas na hora de sua compra.

Elas são divididas em três modalidades:

  • LCA Pré-fixada: nessa modalidade, o cliente sabe antes qual seu ganho de investimento, já que a taxa é informada no momento da compra, sendo considerada a opção mais segura;
  • LCA Pós-fixada: a rentabilidade é fixada no momento de seu resgate. Nesses casos, a taxa pode ser em CDI (Certificados de Depósito Interbancário). Também existe a opção corrigida pelo IPCA (indicador oficial da inflação). Em ambos os casos, o valor varia diariamente, fazendo com que as LCAs pós-fixadas fiquem mais propícias Às oscilações do mercado;
  • LCA Híbrida: ela funciona como uma combinação dos dois outros tipos de LCA, portanto, ela paga um percentual fixo e outro atrelado a um indicador. O objetivo da taxa pré-fixada é garantir a reposição das perdas que a inflação possa causar. E a taxa variável oferece um ganho real para o investimento.

O que é LCI DI 90?

Recentemente, foi lançada no mercado financeiro uma nova modalidade de investimento: a LCI DI 90. Sua principal vantagem é a alta liquidez. Após três meses, ela passa a oferecer liquidez diária.

Dedpois desse período o investidor pode optar por fazer o resgate antecipado sem precisar pagar taxa, ou deixar o dinheiro investido e continuar recebendo a rentabilidade diária.

O investimento em LCIs também se dá através de corretoras de investimento.