MANA é o token utilizado dentro do universo virtual de Decentraland. Sua funcionalidade serve para pagamentos, negociações e aquisições de propriedades dentro desse ambiente. Ainda nesse ambiente, existe outro token, o LAND. Porém, ele é diferente do MANA, já que é um token não fungível. Isso significa que esse NFT (non-fungible token, ou token não fungível), não pode ser substituído por outro que seja da mesma natureza que ele.

No universo Decentraland, LAND são as propriedades de terreno adquiridas pelos jogadores dentro desse ambiente virtual. Na prática, é possível considerá-lo como um token de propriedade.

A criação do MANA teve base no padrão ERC-20 da rede Ethereum. Portanto, ele é integrado com outras plataformas similares e compatíveis, com características DeFi. Já o token LAND segue o padrão ERC-21, representando tokens de propriedade. Neste caso, quem deseja adquirir estas NFTs precisa passar pelo processo chamado de "queima de MANA", que transforma MANA em LAND.

Complexo, não? Sim, pra quem está começando nesse universo é realmente muita informação, mas calma, porque estamos aqui pra te ajudar. Confira na matéria abaixo o que é o Decentraland e como ele funciona.

O que é Decentraland (MANA)?

Criado com base na tecnologia Blockchain, o universo Decentraland é muito parecido com a rede Ethereum. Seus criadores são os programadores Esteban Ordano e Ari Meilich, e pensaram nesse metaverso com a intenção de possibilitar negociações de ativos e pacotes imobiliários digitais, além de outros tipos de interações, como desafios, jogos, exposições de arte e negociações de ativos e propriedades.

Essas negociações ocorrem através do token MANA. Além de ser uma moeda digital, ela também é um token de governança, possibilitando a participação dos detentores nas tomadas de decisões, baseado em uma estrutura de DAO.

Qual a importância do sistema DAO para Decentraland MANA?

O sistema de Organização Autônoma Descentralizada (DAO) é o responsável pela funcionalidade do universo de Decentraland, e também serve para a utilização de usuários, jogadores, investidores e entusiastas de criptoativos. Seu objetivo é permitir que as regras de utilização de um universo ou jogo sejam definidas e registradas no Blockchain, através dos smart contracts. Com isso, os donos dos tokens têm o direito de votar e opinar sobre esses direcionamentos.

Então, o sistema DAO é de extrema importância para saber o conceito de metaverso e de finanças descentralizadas, já que não existe nenhuma entidade reguladora de regras para a estrutura do Decentraland.

Vale a pena comprar MANA?

Primeiro, é necessário saber o perfil do investidor e saber se as criptomoedas fazem parte desse planejamento. Além disso, é muito importante sempre analisar como o mercado está se comportando naquele momento.

Dito isso, o universo Decentraland apresenta um grande potencial, ainda mais com o aumento do interesse em metaverso, com o uso da Blockchain como base para ações e às novas possibilidades de uso desse ambiente.

Em relação ao seu uso, pode ser destacados alguns pontos, como:

  • Interação com outros usuários;
  • Propriedade; e
  • Espaço para publicidade.

Como comprar MANA?

O modo mais seguro para comprar tokens MANA é através de uma corretora de criptomoedas como a Coinext.

Para comprar MANA, você deve:

  • Abrir conta na Coinext;
  • Ativar a sua conta realizando um depósito na sua conta para ter saldo para comprar criptos. Você pode transferir via PIX ou TED;
  • Buscar conhecimento para investir;
  • Operar o mercado de criptomoedas, comprando e vendendo as moedas.