O bitcoin cash (BCH) é uma moeda semelhante ao bitcoin, mas que tem valor de mercado baixo. Enquanto o bitcoin (BTC) chegou a R$ 350 mil a unidade, o cash teve o seu ponto mais elevado no seu lançamento, a R$ 10 mil a unidade.

O bitcoin cash é uma criptomoeda com uma alta capitalização, que inclusive, já deixou de ser uma microcoin há muito tempo. Embora esteja envolvido com polêmicas e particularidades técnicas, o bitcoin cash é relevante no mercado.

Sendo assim, confira a seguir, tudo sobre o bitcoin cash.

O que é o bitcoin cash?

O bitcoin cash foi uma hard-fork do bitcoin, que surgiu em 2017. Ele foi criado de modo a dar escalabilidade e volume de transações mais baratas para a rede blockchain do bitcoin.

Porém, o bitcoin cash também foi alvo de críticas por elevar a centralização das operações. Em suma, esse é um dos processos mais criticados por desenvolvedores.

A grande diferença entre bitcoin (BTC) e o bitcoin cash (BCH) é a concentração. Ou seja, o bitcoin cash, ao buscar uma maior escalabilidade, não encontrou problema em sacrificar parte da descentralização das finanças. E assim, criou uma cisão na comunidade de desenvolvedores.

Para que serve o bitcoin cash?

O bitcoin cash surgiu da necessidade de agilizar os pagamentos realizados com a criptomoeda. Isso foi realizado elevando o tamanho do bloco, o registro da rede blockchain que armazena as transações feitas.

De acordo com Caio Villa, CIO da Uniera Cripto Ventures,

"O bitcoin cash é hoje um ativo majoritariamente especulativo. Lá em 2017, a principal alteração que fizeram foi aumentar o tamanho do bloco do bitcoin, que tinha 1MB para 8MB. Isso trouxe escalabilidade para o negócio, diminuindo o custo por transação e o número de transações por minuto."

Vale a pena investir em bitcoin cash?

Há muita procura por possíveis altas do bitcoin cash - expectativas de quanto ele vai valer em 2025, se vale a pena investir no ativo, e que outros big players estão comprando enquanto está barato. Foi o caso da Hashdex, que em novembro de 2021, adicionou o bitcoin cash, nos seus ETFs de cripto.

Ademais, os especialistas explicam que, o investimento em bitcoin cash, como o em qualquer outro criptoativo, precisa, antes de mais nada, de estudo.

"O mundo cripto, em termos gerais, tem muita documentação - o objetivo é ser transparente" afirma Villa. "É por isso que é importante continuar estudando. Ninguém vai saber o que é mais importante para a pessoa do que ela mesma. E com o criptoativo, você consegue estudar a moeda".