Organizar as finanças, sejam quais forem os objetivos (juntar dinheiro, pagar dívidas ou investir, por exemplo, ou simplesmente por organizar) pode ser mais fácil para uns, mais difícil para outros e pensando principalmente nesse segundo grupo, uma série de métodos já foram criados para facilitar a vida.

Entre eles, está o método Kakebo, que vem direto da terra do sol nascente (e vamos combinar que os orientais têm fama de serem organizados não é mesmo?) e é sobre ele que vamos falar nesse artigo. Só pra você saber, uma das coisas que mais chama a atenção nesse método, é que ele não é dificil de ser praticado, ainda que exija rigor na hora de registrar as despesas. Entenda.

O que é Kakebo

O Kakebo é um método japonês conhecido por disciplinar o uso do dinheiro. A palavra Kakebo significa "livro de contabilidade doméstica", de acordo com a tradução do japonês.

Ele pode ser considerado como uma agenda financeira, seja na forma física ou digital, com o uso tabelas que retegistram os gastos. Seu foco é a economia que a pessoa quer obter no decorrer do mês, e não no valor que ficará disponível após pagar todas suas contas.

Originalmente, o método foi adotado pela primeira jornalista mulher do Japão, Hani Motoko, que nasceu no século 19. Naquela época, eram as mulheres que administravam a economia familiar no Japão. Elas utilizavam o dinheiro da melhor forma possível.

Ele ainda é bastante usado nos tempos de hoje, organizando as finanças e fazendo com que as pessoas consigam guardar dinheiro todo mês.

De acordo com Stephanie Mackara, ao invés de priorizar o que está sendo gasto, o foco é começar o mês com quanto você quer economizar e o que é necessário fazer para alcançar esse objetivo.

Como usar o Kakebo

Vamos ao passo a passo de como o Kakebo é utilizado:

1. Categorize as suas despesas

O primeiro passo que deve ser feito é registrar todas as despesas, por dia ou semana e por categorias. A ideia é fazer com que o seu controle financeiro seja o mais simples possível.

Nesse sentido, quanto menores forem as categorias, maior seu controle sob as suas finanças. Geralmente, no método do Kakebo são utilizadas quatro categorias de gastos:

  • Sobrevivência: entra alimentação, transporte, educação, medicamentos, itens de higiene;
  • Cultura e lazer: são livros, shows, cinema, espetáculos, visitas a museus;
  • Extras: divididos em bares, restaurantes, viagens, roupas, aparelhos eletrônicos;
  • Imprevistos: aquelas emergências financeiras, como despesas médicas urgentes e consertos de carro.

Organizar as categorias no Kakebo permite que você tenha uma maior visualização ampla sobre as suas despesas.

2. Defina prioridades

Depois que você colocou suas despesas por categorias, é o momento de analisar quais são suas contas prioritárias, aquelas que não tem como eliminar do orçamento. Esse é o objetivo do Kakebo: manter o necessário e cortar gastos não essenciais.

3. Destino do seu dinheiro

Assim como você definiu suas prioridades, também precisa saber para onde está indo o seu dinheiro. Dessa forma, fica muito mais fácil diagnosticar a gestão de finanças pessoais.

Nesse momento, é necessário que você se faça quatro perguntas, que são:

  • Quanto dinheiro economizou?
  • Quanto dinheiro gostaria de economizar?
  • Quanto está gastando?
  • O que pode ser feito no próximo mês para melhorar?

Olhe para tudo que você anotou em suas planilhas e categorias para saber onde pode melhorar.

4. Crie metas de economia

Depois que você realizou o diagnóstico de suas finanças, agora você deve criar uma meta de economia, definindo quanto você gostaria de economizar para o próximo mês.

Você pode definir um valor específico ou uma porcentagem da sua renda. Sabendo exatamente qual sua meta e criando estratégia de corte de gastos, com certeza será muito mais fácil alcançar seu objetivo.

5. Repita o processo

O Kakebo, igual a outras ferramentas de gestão financeira que existem, só funciona no momento em que é colocado em prática, e continua sendo utilizando todos os meses.

Coloque o Kakebo em sua rotina financeira, não esquecendo de anotar tudo que for necessário. No momento em que você utiliza o registro mensalmente, no final do ano terá uma visão abrangente de tudo aquilo que foi gasto e o que foi cortado.

Com certeza, depois de certo tempo você terá mais facilidade para economizar durante o mês, podendo criar reserva de emergência ou realizar investimentos.

Pronto! Agora você já conhece esse método de organização e esperamos que ele possa te ajudar a alcançar seus objetivos, caso você resolva adotá-lo.