Com a alta constante dos combustíveis, muitos brasileiros buscam formas de economizar. Entretanto, não são apenas os usuários do transporte público, ou que tem veículo próprio que sofre. As companhias aéreas também estão tendo que lidar com o problema, por conta do querosene usado na aviação - o que tem reflexo direto no valor das passagens.

Diante disso, para tentar economizar um pouco, o cartão de crédito que disponibiliza um sistema de pontos que se convertem em milhas aéreas, pode ser uma boa alternativa. Inclusive, há clientes que conseguem viajar quase de graça.

De acordo com o fundador da comunidade Papo de Holder, José Passos, é possível transferir os pontos quando acontecerem promoções de bonificações. Dessa forma, é possível conseguir ainda mais milhas. "Dessa forma, você consegue emitir aquela passagem que está muito cara no dinheiro utilizando as suas milhas aéreas, e assim viajar de forma mais barata", diz Passos.

Programas de pontos dos cartões de crédito

Os programas são recompensas que se direcionam aos consumidores a cada compra realizada. Em suma, os pontos premiam a fidelidade do usuário com créditos que podem se tornar produtos, serviços, milhas e até cashback na fatura.

Segundo a Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), entre os 3 primeiros trimestres de 2020 e 2021, os pontos acumulados aumentam 29%.

Enquanto isso, os pontos resgatados aumentaram 51%. E assim, os consumidores são beneficiados com isso. Entretanto, é necessário ficar por dentro dos detalhes dos programas de fidelidade.

Programas de pontos x Programas de milhagem

Em suma, as milhagens são uma política de recompensas, que apenas podem ser distribuídas por companhas aéreas, mesmo que pontos de cartão de crédito possam ser resgatados em milhas. Essa opção pode ser muito vantajosa, pois os clientes podem somar benefícios.

De acordo com o professor Rodrigo Goes, em grande parte dos casos, ao invés de comprar passagens aéreas com pontos no cartão, é mais vantajoso transformar os mesmos em milhas, e só então se preparar para viajar. Ademais, além de comprar passagens, a milhagem pode ser convertida em melhoria de categoria, assentos com mais espaço, mais malas para despachar, entre outras vantagens.

Além disso, os consumidores encontram várias opções de resgate de pontos: roupas, eletrodomésticos, calçados, apps de mobilidade urbana, streamings de filmes e séries, sites de hospedagem, milhas em companhias aéreas entre outros. Em geral, os sites que informam a pontuação do cliente também informam as lojas parceiras e direcionam para elas.