Acontece do dia 01 a 30 de novembro, o Mutirão da Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A inciativa é do Banco Central, da Febraban, da Secretaria Nacional do Consumidor e do Senado Federal. Em suma, a ação é voltada para as pessoas físicas com dívidas em atraso com instituições financeiras cujas modalidades não contemplem bens dados em garantia do empréstimo.

Ademais, a novidade desta edição do Mutirão é o foco na preparação para a renegociação em si. Ou seja, o foco é orientar o consumidor, passo a passo, até o envio de propostas de negociações na plataforma consumidor.gov.br. Para esta etapa opcional de preparação prévia, uma página específica foi criada, onde o devedor terá acesso a informações diversas. Confira os detalhes abaixo.

Mutirão da Negociação de Dívidas

Em suma, no site do Mutirão, o consumidor poderá descobrir quais são as suas dívidas, e quando vale a pena participar da ação. Ademais é possível ver quanto do orçamento poderá ser destinado ao pagamento dessas dívidas no momento da negociação.

Além disso, nessa página vai ser possível acessar, por exemplo, o Registrato, no qual é possível acessar a lista das dívidas em seu nome junto às instituições financeiras. Para iniciar a negociação de uma dívida em atraso, o devedor precisa fazer o registro na plataforma consumidor.gov.br.

Ademais, o Mutirão é uma das iniciativas do acordo de cooperação técnica assinado entre a FEBRABAN e o Banco Central (BC). Outra meta das instituições, é desenvolver ações coordenadas de educação financeira, tema que faz parte da agenda estratégica da instituição, a Agenda BC#.

Por fim, vale ressaltar que poderão fazer parte da negociação no Mutirão:

  • As dívidas que não possuem bens dados em garantia;
  • Dívidas que estejam em atraso e em nome de uma pessoa natural;
  • E as dívidas que tenham sido contraídas de bancos ou financeiras.

Como negociar?

Para negociar as dívidas, é muito simples. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a plataforma consumidor.gov.br;
  2. Em seguida, realize o seu login, preenchendo um cadastro com dados pessoais, e-mail, e telefone;
  3. Feito isso, é necessário selecionar a instituição com a qual você deseja negociar e relatar o pedido de negociação. O banco tem até 10 dias para analisar a sua solicitação, e apresentar uma resposta.