A Neoenergia e a WEG divulgaram uma parceria no segmento de infraestrutura para veículos elétricos. Segundo o acordo, a fabricante do Brasil vai começar a fornecer estações de recarga para a Neoenergia.

Em suma, o grupo de energia elétrica, que é controlado pela espanhola Iberdrola, tem frota própria de carros elétricos. Além disso, ela vende postos de recarga para as empresas e para os clientes residenciais.

Conforme o acordo, as estações de recarga para veículos elétricos ofertados na parceria, são da linha WEMOB, criados e fabricados no país. Além disso, todos os modelos contam com medição de energia, e são inteligentes, com protocolo de comunicação aberto, conexão à internet e a plataformas de gestão de recarga.

A WEG fornecerá equipamentos produzidos no Brasil, com potência de 7,4 quilowatts (KW). Eles são ideais para as residências ou prédios residenciais, e 22 quilowatts (KW), mais adequado para empresas.

Estimativa de crescimento

De acordo com o diretor de Negócios Liberalizados da Neoenergia, Hugo Nunes, a parceria permite que a empresa vire um dos vetores na promoção da mobilidade elétrica no Brasil. Além disso, ele afirma que a Neoenergia estima um crescimento no mercado de elétricos, que serão mais acessíveis com o passar dos anos.

"O posicionamento das montadoras corrobora esta ideia. A maioria das montadoras já definiu prazo para interromper a produção de veículos a combustão e também para inaugurar as fábricas que produzirão os veículos elétricos em todo o mundo, assim o fator de escala atenuará o preço de compra de um veículo elétrico. Além disso, o custo de rodagem do veículo a combustão é maior que do veículo elétrico, o que corrobora com a ideia do crescimento da mobilidade elétrica".

Ademais, a empresa já atua no segmento de mobilidade elétrica. Em 2021, a Neoenergia implantou o Corredor Verde, uma eletrovia com mais de 1.100 km de extensão entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. Ela tem 18 pontos de recarga para veículos elétricos.

Redução do gargalo da recarga

De acordo com o Diretor Superintendente de Automação da Weg, Manfred Peter Johann, a parceria é importante para acelerar a implementação de estações de recarga no Brasil. Em suma, a ausência de carregadores públicos para os automóveis elétricos plug-in ou híbridos na maior parte das estradas não possibilita o aumento do segmento de elétricos para fora do Rio de Janeiro e São Paulo.

"A mobilidade elétrica será crescente a cada ano, todas montadoras tem apresentado cada vez mais novos modelos. Nosso objetivo é participar da viabilização da mobilidade elétrica no Brasil, com infraestrutura de recarga eficiente e segura" disse Johann.