A Neogrid (NGRD3) deu um passo importante na expansão de seus negócios e na ofertas de soluções. Isso porque ela anunciou nessa terça-feira, 14 de dezembro, a aquisição do controle da Predify, companhia voltada ao processo de precificação de produtos e serviços para varejo, indústria e outros segmentos, como o setor financeiro e de combustíveis.

Essa é a quinta transação feita pela Neogrid após o IPO e, inicialmente, o acordo prevê a aquisição de 51,1% do capital da Predify, com a possibilidade de expansão para uma aquisição de 100% em 30 meses, a partir do cumprimento das metas estabelecidas. Abaixo confira os detalhes.

Sobre a Predify

Fundada em 2018, a Predify é uma startup voltada para a solução de otimização de precificação que utiliza dados abertos e inteligência artificial com o objetivo de maximizar o lucro de empresas, otimizando os preços de venda de seus produtos e serviços.

Com a solução da Predify, é possível a formulação de preços de acordo com as estratégias de crescimento, variação nos custos de compra ou produção, margem ideal e condições do mercado. Além disso, possibilita a comparação dos preços de seus produtos com a concorrência em um banco de dados com mais de 10 milhões de produtos monitorados. Por meio de algoritmos de análise preditiva e modelos estatísticos, a solução também permite o acesso a simulações e predições com exatidão.

A Predify já participou dos programas de aceleração Visa e Darwin Startups, foi reconhecida em premiações como uma das 10 melhores RetailTechs do Brasil pela 100 OpenStartups e é uma das startups mais promissoras do Brasil no 100 Startups to Watch.

A Predify atende a diversos tamanhos de empresas para que elas tenham cada vez mais segurança na precificação. A solução analisa diversas variáveis e tendências favoráveis, como a qualidade dos produtos e a satisfação do consumidor. Dessa forma, a startup contribui para que os clientes tenham a capacidade de garantir a disponibilidade dos produtos na cadeia e tomar decisões que impactam o volume de itens regulares, como no caso de promoções.

Aquisição estratégica

Especialista na gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management - SCM), a Neogrid desenvolve soluções com inteligência artificial para sincronizar manufaturas, varejos, distribuidores e instituições financeiras à demanda do consumidor. Com dados de mais de 40 mil varejos, 30 mil indústrias, 5 mil distribuidores e cerca de 2 milhões de produtos ativos em sua base, traz como vantagem competitiva o aumento da disponibilidade de produtos e, ao mesmo tempo, a redução de excessos de estoque. Há 20 anos no mercado, integra e padroniza sistemas de informação, fornece a visibilidade diária de estoque e vendas nos PDVs e alinha as operações, a distribuição e a reposição de estoques - sempre no ritmo do consumo.

Por tudo isso, a Predify está totalmente alinhada às suas soluções de abastecimento, pois possibilita visões de precificação em toda a cadeia, com o objetivo de garantir a disponibilidade dos produtos e a saúde financeira dos negócios.

Assim, as soluções da empresa têm sinergia com as propostas de gestão de ofertas da Smarket e alocação de verbas da Arker, já adquiridas pela Neogrid, além de gerar valor para os clientes internacionais da empresa.

Os valores da transação, porém, não foram divulgados.

Veja o que disseram as companhias:

"Seguimos com o objetivo de ampliar nosso ecossistema com negócios complementares. Por usar uma IA transparente, a Predify tem logo de início sinergia com todas as soluções da Neogrid e com as de startups recentemente adquiridas, como a de gestão de promoções da Smarket e a de alocação de verbas comerciais da Arker. Além disso, ela tem capacidade de gerar valor para nossos clientes internacionais", afirma Eduardo Ragasol, CEO da Neogrid.

"Estou muito animado com essa nova etapa. Dentre todos os possíveis caminhos para a Predify, a aquisição pela Neogrid é extremamente estratégica para nosso crescimento por se tratar de uma empresa consolidada e com muito conhecimento sobre nosso mercado. Esse movimento representa um grande avanço na busca pelo objetivo de sermos uma das principais plataformas de precificação por Inteligência Artificial do mundo", afirma Carlos Eduardo Schmiedel, CEO da Predify.