A partir de agora, os estudantes que tenham dívidas abertas no Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), poderão renegociar esses valores com descontos. Isso porque o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal começaram a seguir com novas regras para a renegociação de débitos, estabelecidas em uma Medida Provisória.

Essa MP ainda será avaliada pelo Congresso Nacional, para então virar uma lei definitiva, porém a mudança está valendo desde o dia 7 de março de 2022. Com as novas regras, estima-se que cerca de 1 milhão de estudantes inadimplentes sejam atingidos.

Consideram-se inadimplentes todos aqueles estudantes que estão com dívidas em aberto há mais de 90 dias. De acordo com dados do Governo Federal, quase 52% dos estudantes do Fies se encaixam neste grupo, somando quase R$ 9 bilhões de prestações não pagas.

Como renegociar minha dívida no Fies?

Para os estudantes inadimplentes que possuem dívidas entre 90 e 360 dias de atraso, a medida prevê:

  • desconto de 12%;
  • isenção de juros e multas;
  • além de parcelamento em até 150 vezes.

Para os estudantes que estão no grupo de inadimplentes há mais de 360 dias, o desconto é de 86%.

Para os estudantes que são inscritos no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial, o desconto é de 92%. Para esses casos, a dívida pode ser parcelada em até dez vezes.

Os bancos do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal devem disponibilizar essa negociação. De acordo com a nova medida, após o pagamento da primeira parcela, a inadimplência dos beneficiários será retirada dos cadastros que restringem crédito.

Cada prestação deve ter um valor mínimo de R$ 200 e os pagamentos devem ser feitos diretamente nos canais de atendimento dos bancos ou agentes financeiros que os contratos estejam firmados.

Como renegociar minha dívida pelo Banco do Brasil?

É possível solicitar a renegociação da dívida pelas agências bancárias ou pela internet do Banco do Brasil. Também poderá fazer o pedido pelo aplicativo. Pelo seu celular, acesse a opção "soluções de dívidas" e clique em "renegociação Fies".

Se você for um dos mais de 500 mil beneficiários elegíveis que o parcelamento do Banco do Brasil esteja disponível, confira os descontos, as opções de pagamentos e o valor de cada parcela pelo próprio aplicativo.

Caso você deseje tirar dúvidas de outro tipo de informações, no portal do banco ou pelo telefone 0800-729-0001 é possível você receber. Também poderá abrir um atendimento pelo WhatsApp de número (61) 4004-0001.

Como renegociar minha dívida pela Caixa Econômica Federal?

Pela Caixa Econômica Federal, o processo é feito todo online. São em média 800 mil estudantes contemplados. Para saber se você está dentro desse benefício, acesse o site e verifique se o seu perfil se encaixa nas regras estabelecidas para renegociação.

Depois que você confirmar que seu perfil se enquadra nas regras, simule a renegociação e caso você consiga valores e parcelas que se encaixe em seu bolso, basta gerar o boleto de pagamento da primeira parcela. Também é possível gerar um boleto com a quitação dos valores e pagar em uma só vez.

Para mais informações e dúvidas a respeito da renegociação, acesse o site da caixa ou ligue para o número 0800 726 0101.

Em caso de não pagamento da renegociação, ambos os bancos podem gerar multas e juros moratórios para os estudantes, além de outros encargos previstos em contrato.