O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa do Governo Federal que ajuda estudantes brasileiros de baixa renda a entrar em uma faculdade particular. Os juros do financiamento estudantil são menores que os demais do mercado e o mais interessante é que o estudante só começa a pagar a dívida após estar formado.

O Programa foi criado no ano de 2001 e já conta com mais de 2 milhões de estudantes apoiados. Nesse ano de 2021, algumas alterações foram implantadas, sendo chamado de "Novo FIES". Abaixo confira todas as informações necessárias para que você faça a solitação e garanta a sua vaga.

Dicas para quem vai solicitar o FIES

Vamos ver então algumas dicas de como realizar a solicitação do financiamento do FIES:

Nota do Enem

Um dos requisitos para entrar na faculdade privada pelo FIES é ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em alguma das edições a partir de 2010. Além disso, o candidato também precisa ter atingido a pontuação mínima de 450 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação. Porém, alguns cursos mais concorridos podem exigir pontuações maiores para ser aprovado.

Renda familiar

Outro critério importante para ingressar pelo FIES na faculdade é a renda familiar. Para as vagas que os juros são zero, são para aqueles estudantes com renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por membro da família.

Confira o edital do ano que você irá participar para ter certeza que os requisitos exigidos se encaixam em sua situação.

Confira as datas para inscrição do FIES

Nas edições anteriores do FIES, era possível solicitar em qualquer época do ano. Mas no ano de 2015 essa regra foi alterada. A partir desse ano, O MEC (Ministério da Educação) divulga as datas das inscrições duas vezes no ano, havendo provas no início do primeiro e do segundo semestre.

Solicitação do FIES

Atualmente, a solicitação do FIES só pode ser feita pela internet. No período de inscrições, o candidato realiza seu cadastro no site do MEC (www.http://portalfies.mec.gov.br). Caso seja selecionado, no sistema do SisFIES deve ser informado todos os dados solicitados. Após, será dado um prazo para estar se dirigindo até a faculdade para levar os documentos e receber a declaração. Depois disso, será necessário assinar o contrato do financiamento estudantil com o banco.

Fique de olho nos prazos do FIES

Existem limites de prazos para cada etapa da inscrição do FIES. Fique bastante atento ao edital do semestre que você participará do programa estudantil. Pelo fato de ter ocorrido mudanças no FIES, pode ser que o que foi determinado para um semestre mude no outro.

Escolha do banco do financiamento do FIES

Escolher o banco em que será feito o financiamento estudantil é uma decisão importante para se tomar. Depois de ser selecionado e estar dentro de todos os requisitos exigidos pelo programa, é a hora de procurar a agência do banco.

Até o ano de 2017, apenas a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil eram autorizados para realizar os contratos do FIES. Mas a partir de 2018, outros bancos regionais e de desenvolvimento estão liberados para fazer os contratos.

Usar o ProUni para o FIES

Para os estudantes que já tenham bolsa parcial pelo ProUni, é possível solicitar o financiamento da outra metade. Para conseguir o FIES, é preciso que o beneficiário solicite o financiamento na mesma faculdade que ele já estuda, para o mesmo curso que ele já está fazendo. Porém, a soma de ambos os benefícios não podem passar do valor dos encargos educacionais com desconto.

Áreas prioritárias do FIES

Para quem deseja financiar um curso ligado à área considerada prioritária pelo MEC, terá mais oportunidade de conseguir o financiamento, já que o número de vagas para o FIES está diminuindo. Mas como vimos, é interessante consultar o edital referente ao semestre que você quer ingressar na faculdade, pois essas áreas podem ter alterações.

Não existem cobranças para conseguir o financiamento

A inscrição do FIES é totalmente gratuita e só pode ser feita no portal oficial do programa estudantil. Além do mais, o contrato só pode ser feito nos bancos credenciados pelo programa. Jamais aceite alguma oferta para facilitar o processo.

Pronto! Agora você já está mais preparado para tentar um Fies e assim ingressar no Ensino Superior. Desejamos boa sorte e bons estudos!