O Nubank anunciou nessa segunda-feira, 30 de agosto, mais uma novidade: a aquisição da Spin Pay, fintech de pagamentos instantâneos que oferece suporte para compras via Pix no comércio eletrônico. A novidade vem para simplificar a vida dos lojistas, disse o banco.

"A chegada da Spin Pay é uma forma de proporcionar, de forma mais rápida, uma experiência ainda melhor e simplificada para lojistas e clientes Nu", destacou o banco digital em nota divulgada à imprensa.

Hoje, a Spin Pay trabalha em parceria com mais de 220 varejistas de diferentes setores, como lojas de departamento, eletrônicos e companhias aéreas, possibilitando a substituição de meios de pagamentos burocráticos por experiências simples, rápidas e seguras. A aquisição vai permitir o oferecimento de mais soluções de pagamento para o varejo eletrônico.

A solução está disponível nas plataformas de e-commerce VTEX, Loja Integrada e em breve na Shopify Plus, além de uma solução (APIs) capaz de se integrar a qualquer tipo de sistema do varejo.

Porém, apesar da aquisição, o Nubank destacou que as operações da empresa seguirá de forma independente. "A Spin Pay funcionará como unidade separada de negócios, trabalhando no desenvolvimento de tecnologias - mas, claro, alinhadas com o propósito do Nubank", disse.

A força do Pix

Lançado em novembro de 2020, o Pix transformou o mercado de pagamentos no Brasil. Segundo dados do Banco Central, o novo meio de pagamentos já movimentou mais de R$ 1 trilhão em pouco mais de seis meses de operação e o número de transferências via Pix já supera o de outras alternativas, como TED e DOC.

Digital e instantâneo, o Pix é um meio de pagamentos que trouxe para todo o mercado algo que o Nubank já praticava: a possibilidade de movimentar dinheiro de forma simples, sem pagar tarifas abusivas.

Aquisições do Nubank

No último ano, o Nubank seguiu buscando parcerias e aquisições com o objetivo de oferecer uma experiência cada vez melhor aos clientes. Em 2021, o Nubank adquiriu a empresa de tecnologia Juntos; em 2020, foi a vez de comprar a plataforma de investimentos Easynvest, a empresa de consultoria e desenvolvimento americana Cognitect e a Plataformatec, consultoria brasileira de engenharia de software.