Recentemente o Nubank anunciou que a Easynvest, corretora de investimentos que o banco digital adquiriu no fim de 2020, passou a se chamar Nu invest, em mais um passo dado na integralização de ambas as empresas.

Assim, o Nu invest passa a ser, mais do que nunca, um braço de investimentos do Nubank, ampliando os serviços que já eram oferecidos pelo banco em seu aplicativo, por meio de uma plataforma especializada em investimentos e que oferece um serviço mais completo, mais detalhado, enquanto que os investimentos disponíveis diretamente do app do Nubank seguem sendo mais básicos.

Porém, mudanças podem trazer dúvidas ou curiosidade, como por exemplo: como investir pelo Nu invest do Nubank? Nesse artigo vamos mostrar os detalhes. Acompanhe.

Já era cliente Easynvest, o que muda agora?

Para quem já utilizava a Easynvest na hora de fazer seus investimentos, não houve muitas mudanças, a não ser no novo visual do aplicativo e do site, onde já é possível conferir a mudança de nome e de design.

Segundo o Nubank, aqueles que já tinham conta ou já utilizavam a Easynvest para investir, não precisam fazer nada. "Sua conta, suas aplicações, seus acessos, tudo continua igualzinho, e a experiência de investimento não mudou em nada".

Não sou cliente, como abrir uma conta Nu invest?

Mas se você nunca foi cliente, o primeiro passo é criar uma conta. Isso pode ser feito pelo app do Nubank se você é cliente do banco. Mas você não precisa necessáriamente ser cliente do Nubank para investir pelo Nu invest, porque apesar de estarem sendo integradas, as plataformas ainda atuam de forma independente.

De qualquer forma, todo o processo é online e bastante rápido. Se você quer começar do zero, a primeira coisa a fazer é acessar o site do Nu invest ou baixar o app, que está disponível tanto para IOS quanto para Android. Depois, o passo a passo é o seguinte:

  1. Após acessar o site ou o aplicativo Nu invest, basta clicar no botão "Abra sua Conta" e seguir o passo a passo;
  2. Preencha o seu nome completo, CPF, e-mail e o campo de confirmação de e-mail;
  3. Crie a sua senha e clique para aceitar os termos de uso e política de privacidade;
  4. Clique em cadastrar;
  5. Em seguida, clique para completar o cadastro;
  6. Preencha as informações solicitadas (como quer que a gente te chame, data de nascimento, número de celular, nacionalidade, endereço, estado civil, nome da mãe, profissão, informações de trabalho e renda);
  7. Clique para preencher os dados do seu documento de identificação. Pode ser CNH ou RG dentro da validade e com expedição máxima de dez anos;
  8. Informe se você declara imposto nos Estados Unidos e se é uma pessoa politicamente exposta;
  9. Leia o contrato de intermediação e clique para aceitar as regras;
  10. Clique em finalizar;
  11. Clique em "Voltar para o site" e acesse a sua conta Nu invest;
  12. Pronto! Agora é só fazer a sua primeira transferência e investir.

Importante: para ser cliente Nu invest é necessário ter mais de 18 anos e ter residência fixa no Brasil. Para abrir uma conta no Nu invest não são cobradas taxa de abertura ou manutenção.

Cadastro feito. Qual o próximo passo?

Após concluir a primeira etapa do cadastro, o novo cliente receberá um e-mail com o número de login, que é da conta no Nu invest. É importante guardar essa informação.

O Nu destaca que depois de preenchidas todas as informações, o cadastro ainda é analisado, mas que, em geral ele é aprovado dentro de alguns minutos. Em alguns casos, porém, podem ser solicitadas mais algumas informações, como o envio de foto do documento de identificação e/ou uma foto do comprovante de residência. Neste caso, a análise pode levar até dois dias úteis.

Assim que o processo for concluído, o novo cliente receberá um e-mail com uma assinatura eletrônica que é importante memorizar porque ela será uma segunda senha do aplicativo e servirá para efetivar investimentos, retirar recursos, entre outras ações.

Créditos: Divulgação/Nubank
Créditos: Divulgação/Nubank

Posso transferir dinheiro da conta do Nubank para o Nu invest?

Sim! Isso pode ser feito por meio de um TED gratuito. O passo a passo é o seguinte:

  1. Entre na sua conta pelo app do Nubank;
  2. Toque na opção "Transferir";
  3. Informe o valor que você deseja transferir;
  4. Depois, você pode escolher entre: selecionar o seu nome na lista de contatos (já com os dados salvos) ou transferir para um novo contato, informando CPF;
  5. Para transferir para outra instituição, informe os seguintes dados: CPF e nome completo de quem vai receber a transferência e o banco, número da agência e da conta Nu invest; confira essas informações mais abaixo.
  6. Confirme os dados e digite sua senha de quatro dígitos - e pronto!

Como investir pelo Nu invest

Depois de abrir a conta, se o investidor ainda não conhece seu perfil de investimentos, é importante que o faça para compreender quais são as melhores aplicações para seu perfil, em seguida, basta fazer uma transferência, como orientado no passo a passo acima.

Caso prefira fazer a transferência a partir da conta de outro banco também é possível. Nesse caso, porém, o cliente precisará de dos dados da conta Nu invest para que o dinheiro chegue até ela. É possível encontrar essas informações no próprio app ou pelo site entrando em MAIS > DEPÓSITOS E RETIRADAS.

No momento em que o dinheiro chegar na conta da corretora o cliente já pode começar a aplicá-lo em investimentos.

Quais as vantagens do Nu invest?

De acordo com o Nubank, o Nu invest surge com os mesmos propósitos do banco digital, ou seja, facilitar os processos. "Ouvimos nossos clientes para criar e aprimorar processos simples e rápidos, para que assim possam investir com segurança e sem complicações, a qualquer momento e em qualquer lugar".

Algumas das vantagens de se utilizar o Nu invest são:

1. Diversidade de produtos financeiros
O Nu invest tem mais de mil produtos de investimentos disponíveis. É possível investir em ações, fundos imobiliários, fundos de investimento, ETFs, BDRs, além de títulos de renda fixa como CDBs, Tesouro Direto, debêntures e muito mais.

O cliente também pode usar ferramentas como o Home Broker e a plataforma facilitada para compra de ações, um ambiente para investir na Bolsa de forma simples, sem gráficos e números complicados.

2. Experiência totalmente digital
Nada de burocracia e papelada. É possível abrir a conta, enviar dinheiro, investir e acompanhar os rendimentos pelo celular, computador ou tablet. E se precisar de alguma ajuda e possível entrar em contato com o suporte do Nu invest por e-mail, chat ou telefone.

E vale destacar: o atendimento do Nubank é famoso por ser muito bom (ele quase não tem reclamações) e isso deve estar presente no Nu invest também.

3. Zero taxa de corretagem
A corretagem nada mais é que uma taxa que as corretoras cobram para intermediar os investimentos que você faz na Bolsa de Valores. Além da corretagem zero para ações, você não paga nada para investir em BDRs, fundos imobiliários, ETFs e opções no app do Nu invest.

Também não há taxa para investir em nenhum ativo de renda fixa. Isso inclui títulos do Tesouro Direto, aplicações como CDBs, LCIs, LCAs, debêntures e vários outros tipos de investimentos.

4. Solidez e tradição
O Nu invest mistura a solidez e tradição da Easynvest com a inovação e confiança do Nubank. Com 50 anos de história e uma das principais plataformas de investimentos do Brasil, a Easynvest se tornou líder em número de investidores no Tesouro Direto, criou inovações como o primeiro Home Broker do mercado e a plataforma facilitada para investir em ações.

Quais as desvantagens do Nu invest?

Alguns clientes apontam que a integração entre Nubank e Nu invest ainda pode ser mais simplificada e que alguns bancos digitais concorrentes facilitam mais na hora de iniciar os investimentos.

Em alguns deles, por exemplo, não é preciso criar uma nova conta em outro app para poder aplicar o dinheiro em ações e outros tipos de ativos. Tudo é feito dentro de um mesmo app, com informações interligadas.

No Nubank, porém, as propostas de ambos aplicativos ainda são diferentes, o que é um argumento utilizado. O Nubank ainda é mais voltado para os serviços bancários e alguns investimentos mais simples, para investidores cujo perfil de risco é mínimo, enquanto o Nu invest é mais especializado, como já dissemos, voltado para investidores mais ousados, com perfis de risco variados.

Mas é claro que sempre vale conhecer todas as alternativas. Talvez você também prefira ter um aplicativo único onde possa fazer todas as suas transações e aplicações, a partir de um cadastro único. Isso varia de cliente para cliente e de investidor para investidor.

Pronto! Agora você já sabe como abrir uma conta iniciar os investimentos por meio da Nu invest. Esperamos ter te ajudado. E se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais.