O Nubank acaba de anunciar mais uma novidade para seus clientes em setembro de 2022, especialmente para os usuários que possuem investimentos no banco. Em suma, a nova atualização do app trará mais ferramentas de análise e monitoramento de ativos, possibilitando o acompanhamento de proventos de ações e fundos.

Além de banco digital, o Nubank também trabalha no mercado financeiro. Tudo foi possível após a compra e integração da até então plataforma Easynvest.

Dessa maneira, os correntistas do Nubank conseguem fazer investimentos pelo mesmo app da conta digital, tanto de renda variável (como ações e fundos) quanto de renda fixa (CDBs). A novidade é que agora a plataforma ficará mais completa no que diz respeito ao acompanhamento de proventos, como dividendos, JCP e bonificações.

Proventos: o que mudou no app do Nubank?

Hoje em dia, pelo Nubank é possível monitorar quanto determinada cotação de ação, BDR (papel de empresas estrangeiras) ou fundo imobiliário se valorizou (ou se desvalorizou), desde o primeiro dia do investimento, mas sem considerar o recebimento dos proventos.

Muitos investidores, com foco em longo prazo, têm como estratégia o recebimento de proventos - como dividendos e JCP -, sendo uma forma de receber renda passiva.

Pensando nisso, o Nubank anunciou que agora será possível não apenas saber o desempenho das cotações do ativo, como também quanto de proventos ele está pagando.

O aplicativo já apresenta as ações brasileiras, globais (BDRs) e os fundos imobiliários em ordem, dos que mais renderam no último ano aos que menos renderam.

A novidade é que agora também é possível checar quanto um fundo imobiliário pagou de rendimento (ou aluguel) por cota, e também quanto uma empresa pagou de dividendos por ação.

É possível verificar o histórico de pagamentos, a frequência e a data do último e do próximo depósito. Além disso, também é possível checar impostos sobre os rendimentos, frequência de pagamentos e o potencial retorno de cada investimento durante toda a experiência em renda variável.

O cliente também poderá verificar os seus últimos pagamentos em reais e acompanhar todo o seu histórico de recebimentos. Assim, o investidor consegue entender se vale a pena continuar com aquele ativo, considerando sua estratégia individual e também consegue se planejar.

Como monitorar meus proventos de fundos imobiliários e ações no app do Nubank? Veja passo a passo

Deve-se destacar que o novo sistema de investimentos do Nubank está chegando aos poucos para os clientes do banco. Por isso, é importante observar se existe alguma atualização pendente no app.

Para conseguir acessar a nova experiência no app Nubank, basta seguir os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo do Nubank;
  2. Selecione a aba planejamento, que é identificada com o símbolo do cifrão ($);
  3. Clique em "Investimentos", depois selecione "Investir";
  4. Selecione "Bolsa de Valores";
  5. Na tela, você escolhe o que quer acompanhar: fundos imobiliários (FIIs), ações globais (BDRs), ações brasileiras ou ETFs. Apenas FIIs e ações pagam algum tipo de provento;
  6. Ao escolher a opção FIIs, ações globais ou ações brasileiras, já é possível acessar a lista de todos os ativos que estão na Bolsa de Valores. A novidade é que, nessa mesma tela, você acompanha o quanto esse fundo ou ação pagou de proventos no último mês;
  7. Selecione um fundo ou ação que você tenha interesse. Além de informações como setor, tipo do ativo e o preço atual dele, você também tem a opção "Proventos".
Créditos: Divulgação/M3 Mídia
Créditos: Divulgação/M3 Mídia

Ao entrar na opção "Proventos", o investidor acessa as seguintes informações:

Tipo de proventos: se é rendimento (no caso de FIIs), dividendos, juros sobre capital próprio ou bonificação (no caso de ações);

Histórico de proventos pagos: quanto o ativo pagou de proventos nos últimos 12 meses;

Rendimento por cota, se você escolheu um fundo imobiliário; ou dividendo por ação, se o ativo for uma ação global ou brasileira;

Frequência do pagamento: se é mensal, trimestral, semestral ou anual;

Último pagamento: quando aquele ativo pagou proventos pela última vez;

Próximo pagamento estimado;

Retorno por cota: se você escolheu um FII. Também conhecido como Dividend Yield (DY), esse percentual é resultado da divisão entre o valor que esse fundo pagou de rendimento e o valor atual da cota;

JCP por ação: em ações, você consegue monitorar também o quanto de juros sobre capital próprio determinado ativo pagou ao investidor, a frequência e o próximo pagamento estimado.

Com essas informações, o investidor consegue tomar uma melhor decisão de investimentos. Agora, veja como acompanhar os proventos dos ativos que já estão na sua carteira:

Como acompanhar os seus proventos no app do Nubank?

Para conseguir acessar os seus proventos, é só seguir este caminho no aplicativo:

  1. Selecione a aba planejamento, que é identificada com o símbolo do cifrão ($);
  2. Clique em "Bolsa de Valores";
  3. Nessa tela, é possível checar todos os ativos que o investidor tem na carteira, o valor aplicado e o rendimento. Agora, com a nova experiência, também dá para consultar o valor total de proventos recebidos;
  4. Selecione um fundo imobiliário ou uma ação que quer acompanhar;
  5. Clique em "Meus proventos".

Na nova tela de proventos do app do Nubank, você poderá acessar as seguintes informações:

  • Quantidade de cotas, se o ativo for um fundo imobiliário, ou quantidade de ações, se você selecionar ações;
  • Taxa de retorno anual (ou Dividend Yield): no caso dos FIIs, é o resultado da divisão entre o valor pago de rendimento em um ano e o valor atual da cota. No caso de ações, é a divisão entre o valor total de dividendos pagos em um ano e o preço atual do papel;
  • Histórico: mostra os valores de proventos pagos mês a mês.

Com informações, Nubank.