Na última segunda-feira, 25 de abril, o Twitter aceitou a oferta de compra da plataforma, por parte do homem mais rico do mundo, Elon Musk. O acordo vai ocorrer no valor de US$ 44 bilhões. Depois de firmar o acordo de compra, Elon Musk, que também é CEO da Tesla e da SpaceX, tomará as rédeas do Twitter, fundado em 2006.

Desde que o CEO revelou a sua oferta de compra, surgiram as preocupações quanto às possíveis consequências da aquisição. Diante dessa compra, quais serão os impactos no ecossistema cripto, o Crypto Twitter, da rede social? Quais alterações podem acontecer, agora que Elon Musk é o novo dono? Descubra a seguir.

O que é o ‘Crypto Twitter’?

O Twitter tem uma equipe que se dedica à criptografia. Chamada como "Twitter Crypto", a divisão é descrita como um centro de excelência para a tecnologia blockchain. A meta é definir as estratégias para o futuro da criptografia no Twitter.

A Twitter Crypto atua em 3 frentes: a primeira é o uso de criptomoedas para pagar os criadores de conteúdo da rede social. Além disso, a divisão deve explorar como as tecnologias que usam blockchain podem ser uma forma adicional de ganho de recursos para os criadores.

E por fim, a plataforma atua em conjunto com outra divisão da empresa, a Bluesky. Assim, as duas lideram os esforços do Twitter para descentralizar o mercado de mídias sociais.

Como a compra de Elon Musk interfere?

Durante uma conversa com a imprensa, Musk deu algumas dicas sobre o futuro da Crypto Twitter:

"Quero tornar o Twitter melhor que nunca, ao aprimorar o produto com novas ferramentas, mudando os algoritmos para código aberto para aumentar a confiabilidade, acabar com bots de spam e autenticar todos os humanos. Twitter tem um potencial tremendo — estou ansioso para trabalhar com a companhia e com a comunidade de usuários para desbloqueá-lo."

No começo do mês, Elon Musk discutiu a sua potencial abordagem ao Twitter durante uma aparição em um TED Talk. Foi no decorrer desse debate que o atual dono do Twitter disse que poderia ser o seu maior impacto em relação ao Crypto Twitter: os bots.

O Crypto Twitter tem uma quantidade constante de respostas de bots de spam, que tentam te levar na direção do novo golpe com criptomoedas no Twitter. Inclusive, Elon Musk foi alvo várias vezes, de criação de perfis falsos que tentaram se passar por ele.

"Francamente, uma das minhas principais prioridades seria eliminar os bots de spam e de golpes e os exércitos de bots que existem no Twitter", disse Musk. Além disso, o CEO afirmou que "Eles tornam o produto muito pior. Se eu tivesse uma dogecoin (DOGE) para cada golpe com criptomoedas que visse, eu teria cem bilhões de dogecoins".

Porém, até o momento, não se sabe o que Musk vai fazer de diferente, ao que o Twitter faz atualmente. Entretanto, estando a frente da plataforma agora, Musk está sob pressão para fazer alguma coisa.