Na última segunda-feira (04), as ações do Twitter dispararam em torno de 20% na bolsa americana Nasdaq. Isso aconteceu porque Elon Musk comprou 9,2% da rede social.

Fundador da fabricante de carros elétricos Tesla, e da produtora de sistemas aeroespaciais da SpaceX, Musk é a pessoa mais rica do mundo. Atualmente, segundo o ranking da Bloomberg, a sua fortuna está avaliada em US$ 273 bilhões (cerca de R$ 1,2 trilhão).

Diante disso, dá para aproveitar a onda aqui do Brasil? Abaixo, confira o que os especialistas respondem sobre essa dúvida, e mostram dois caminhos possíveis para os brasileiros investirem em papéis do Twitter.

Como investir em ações do Twitter?

A primeira forma de comprar papéis da rede social, é por meio da compra de recibos de ações do Twitter (TWTR34) por corretoras de investimento. São as chamadas BDRs (Brazilian Depositary Receipt).

Até às 11h45 de ontem, as BDRs do Twitter tinham apresentado uma alta de 24,92%. De acordo com Breno Bonani, analista-chefe da VGR Asset. "A variação do dólar entra na cotação" e isso influencia a cotação da BDR.

Há um segundo jeito de investir no Twitter. Segundo Bonani, "Abrir uma conta internacional e comprar diretamente a ação". A Avenue Capital e a XP Securities, por exemplo, atuam nesse segmento e possibilitam a compra.

Bonani diz que a compra direta da ação é mais recomendável, pois tem mais liquidez (chance de resgate imediato sem perda de valor) e não há a retenção de uma parcela dos dividendos (lucro da empresa dividido entre os cotistas, ou seja, investidores que compraram a ação). De acordo com ele, alguns bancos e corretoras cobram 5% dos dividendos.

É recomendável comprar papéis do Twitter?

De acordo com o analista da VGR Asset, "Não faz sentido". Além disso, Bonani explica que "O Elon Musk é conhecido por entrar e sair dos ativos muito rápido e a gente só fica sabendo que ele vendeu muito depois, com uma certa defasagem".

Por fim, Pedro Galdi, da Mirae Asset, concorda com Bonani. Para ele, a ação está com um preço muito elevado e não vale a pena neste instante.