A rede social Twitter anunciou nesta quinta-feira, 23 de setembro, que irá lançar uma nova modalidade, permitindo que os usuários possam dar gorjetas para criadores de conteúdos e também lançará um fundo para pagar alguns usuários que criem salas de bate-papo no Spaces. Esse sistema de pagamentos poderá ser feito com transações de Bitcoins dentro da plataforma.

Essa medida faz com que a rede de microblogs expanda seu recurso de doações, fazendo com que seus usuários remunerem criadores. Assim, todos os usuários do Twitter terão acesso as "tips", como são chamadas essas doações, traduzidas para o português como "gorjetas".

No Brasil e PicPay vai intermediar

Aqui no Brasil, o Picpay confirmou que será o pioneiro a integrar esse serviço mas as transações feitas por Bitcoin só serão permitidas nos Estados Unidos e em El Salvador, onde foram regulamentados o uso de criptomoedas. Nesses dois países, os usuários podem enviar e receber as "tips" pelo app Strike, que é um aplicativo parecido com o Picpay e Mercado Pago e desenvolvido pela Bitcoin Lightning Network. A diferença é que o app só permite transações de criptomoedas.

Porém, os usuários que moram fora dos Estados Unidos e El Salvador podem até não poder dar gorjetas em Bitcoin, mas podem receber em criptomoedas.

iPhone primeiro

O sistema de gorjetas foi oficialmente lançado pelo Twitter para todos os usuários do sistema iOs nesta quinta, 23. Para os usuários de Android, eles só poderão utilizar o recurso daqui a algumas semanas, de acordo com a empresa.

Para o fundador e CEO do Twitter, Jack Dorsey, utilizar criptomoedas pela rede social não é uma surpresa, já que ele é um grande admirador dos ativos criptográficos.

Já Esther Crawford, responsável pela monetização da rede, diz que o Twitter está estudando um serviço de autenticação de NFT.

NFTs no Twitter

O Twitter também está interessado em apoiar criadores de arte em NFT, ajudando eles a mostrar suas obras de arte em sua rede, detalhando a prioridade da obra. Porém, não há ainda detalhes de como seria mostrada essa propriedade.

Em março deste ano, o Twitter lançou uma coleção própria de tokens não fungíveis, incluindo tuítes históricos e a origem de alguns memes. O NFT de destaque foi o primeiro tuíte que Jack Dorsey fez, onde foi vendido por US$2,9 milhões (convertido em R$15,3 milhões pela cotação atual).