Ter um cartão da modalidade black é o sonho de muitas pessoas. Entretanto, nem todo mundo consegue acessar esse produto. Em suma, o item é cobiçado por conta das suas vantagens e benefícios exclusivos.

Entretanto, como essa é uma categoria mais executiva do serviço, há algumas etapas e procedimentos que devem ser tomados para conseguir ter acesso a produto. Sendo assim, é fundamental conhecer quais são os requisitos para ver se você tem o perfil necessário e enfrentar menos burocracia ao enviar uma proposta.

Então, confira abaixo o que é necessário para ter um cartão black e quais os critérios de avaliação das instituições financeiras para liberar essa opção de alto nível.

O que é um cartão black e como funciona?

O cartão black se trata de uma modalidade de maior nível entre os serviços de crédito. Ele é conhecido pelos seus benefícios executivos e é direcionado ao público que têm alta renda.

Ele também é conhecido por outros nomes, conforme a bandeira, incluindo as variações como Infinite, Nanquim e Centurion. Em suma, todas as categorias são a mesma, com vantagens exclusivas para um determinado grupo de clientes.

Dentre as principais características que definem o cartão black, estão o limite estendido, o atendimento preferencial e a exclusividade. E é exatamente por isso que o seu acesso é restrito e menos acessível do que as demais opções de cartão de crédito.

Quais os benefícios de um cartão black?

A procura por um cartão black é muito constante, por causa dos benefícios que ele possui. Abaixo, vamos te mostrar os principais:

1. Concierge e assistente pessoal

Os clientes com cartão black podem acessar concierges e assistentes pessoais 24 horas por dia. Os mesmos são responsáveis por ajudar na organização da sua agenda de eventos e de compromissos.

Nas viagens, você pode contar com o auxílio de profissionais em hotéis e resorts. Os mesmos devem cuidar dos trâmites referentes ao cliente, tais como:

  • orientar sua reserva;
  • cuidar das bagagens;
  • alugar veículos;
  • informar sobre eventos e compromissos no local.

O serviço é exclusivo e se volta aos clientes executivos dentro e fora do Brasil.

2. Benefícios de viagem

Todos os cartões black dão acesso às salas VIP de embarque, bem como condições especiais para a compra de passagens e pacotes. Além disso, o cartão pode dar upgrade para a primeira classe e serviços de bordo exclusivos.

3. Atendimento preferencial

Na maioria dos estabelecimentos, o cliente que tem um cartão black recebe atendimento preferencial. Sendo assim, os parceiros da bandeira, agências bancárias e companhias aéreas também priorizam o titular e os seus dependentes na oferta de serviços e solução de problemas.

4. Alto limite

O alto limite do cartão black é um dos principais benefícios. Em suma, grande parte das opções contam com valores superiores a R$ 15 mil. Inclusive, há cartões que possuem um limite ilimitado! Assim, os clientes podem aproveitar o produto com maior flexibilidade, bem como ter acesso a condições especiais, como cashback ou descontos.

Quais os requisitos mais comuns necessários para ter um cartão black?

Em suma, a avaliação para determinar como ter um cartão black pode mudar de acordo com a bandeira e a instituição financeira administradora. Porém, há alguns elementos que podem facilitar a aprovação da proposta.

Abaixo, confira quais os principais requisitos para conseguir um cartão black:

1. Tenha o perfil solicitado

A principal dica é ter o perfil solicitado para o produto. Em suma, o púbico para o qual a versão é reservada precisa ter algumas categorias específicas, o que torna o produto mais seleto.

O principal ponto é ter uma renda mínima compatível com o solicitado - geralmente é um valor mais alto do que a média. Além disso, a ocupação profissional e o patrimônio influenciam na avaliação do perfil. Sendo assim, é necessário ter um alto poder aquisitivo.

2. Bom relacionamento com o banco

Em geral, a maioria dos cartões black são ofertados pelos gerentes. Sendo assim, para elevar as suas chances de ser convidado a integrar o público, é fundamental ter uma boa relação com o banco ou instituição financeira. Como por exemplo, usar serviços como seguro, tags, e investimentos da instituição.

3. Cartão com máximo upgrade

O que pode ajudar a ter um cartão black, é ter um produto com o máximo upgrade possível como Platinum. Com isso, a bandeira e a instituição administradora vão poder considerar o seu perfil para avançar um novo nível na modalidade, ainda mais se tiver um bom histórico de pagamento e usar o limite na sua totalidade.

4. Investimentos

Ninguém é obrigado a ter investimentos no banco para receber cartão black. Entretanto, isso pode facilitar a avaliação de perfil. Inclusive, há algumas variações que atrelam o limite disponível aos recursos aplicados do cliente. Nesse caso, há uma redução da burocracia para a aprovação da proposta. Dessa forma, ter investimentos com a instituição, pode ser uma condição favorável.

Vale a pena ter um cartão black?

O cartão black é a maior variação de crédito disponível no mercado, e conta com muitos benefícios atrativos para o público. Através desse produto, é possível aproveitar atendimentos preferenciais, diferenciais VIP de viagens e alto limite de gastos.

Porém, é uma modalidade restrita e menos acessível. Sendo assim, é importante avaliar as condições caso você tenha o perfil correspondente. Por outro lado, é necessário ver os requisitos antes de seguir com a proposta.

Sendo assim, se você busca um serviço exclusivo, com limite maior e benefícios VIP, o cartão black pode sim ser uma boa opção pra você.