Atualmente, o Pix é um dos meios de pagamento mais usados do país. De acordo com o Banco Central, são mais de 126 milhões de usuários, entre empresas e pessoas físicas, que somam 438 milhões de chaves cadastradas.

O Pix foi lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central e é um meio de transferências e pagamentos entre contas realizada em até 10 segundos, podendo ser em qualquer dia e horário. Desde que essa ferramenta foi lançada, o BC vem aprimorando o Pix e criando outros produtos, como o Pix Saque e o Pix Troco.

Inclusive, em decorrência do avanço da tecnologia e do gosto do público, as empresas de pagamentos e instituições financeiras começaram a oferecer o Pix parcelado. Entenda melhor o que é essa forma de pagamento, o que a difere do cartão de crédito e quando vale a pena usar essa opção.

O que é o Pix parcelado?

Resumidamente, é uma forma de parcelar compras utilizando o Pix. Deste modo, a empresa ou pessoa continua recebendo o pagamento integral normalmente de forma instantânea, porém, quem envia o dinheiro pode optar em parcelar o valor pago.

Devemos lembrar que o Pix parcelado não é um meio de pagamento oficial do BC. De acordo com o órgão, o Pix não é considerado como operação de crédito. Portanto, o BC ainda não definiu quais são as regras para esse tipo de operação, mas também não proibiu que as empresas criem e ofereçam esse tipo de produto.

Algumas instituições financeiras e de pagamentos já vinham oferecendo a possibilidade de seus clientes pagarem uma parte da fatura do cartão de crédito para realizar transferências e pagamentos pelo Pix, antes do Pix parcelado ganhar força.

Pix parcelado ou Pix Garantido?

Na realidade, as empresas anteciparam um plano do BC, já que havia na agenda do órgão o oferecimento de um mecanismo que possibilitasse parcelar compras com o Pix, chamado de Pix Garantido. Com ele, as instituições terão a opção de oferecer uma linha de crédito, chamado de valor limite, onde o consumidor poderá usar para comprar à vista e também parcelado.

O Pix Garantido seria como um cartão de crédito virtual, no qual o consumidor não precisaria ter dinheiro em sua conta para conseguir usar o Pix.

De acordo com a reunião do Fórum Pix do BC, realizada em setembro de 2021, a previsão para o Pix Garantido era para o terceiro trimestre de 2022. Na última reunião realizada em novembro do mesmo ano, o produto já tinha saído da lista de lançamentos de 2022, mas segue na agenda do órgão.

Como funciona o Pix parcelado?

As regras de funcionamento do Pix parcelado podem variar para cada instituição. Mas de forma geral, a modalidade funciona desta maneira:

  • O cliente realiza uma compra e seleciona o Pix como forma de pagamento;
  • No momento do pagamento, o cliente escolhe quantas parcelas deseja fazer a compra e a data melhor para o vencimento, podendo funcionar de jeitos diferentes. Por exemplo, se for um Pix parcelado no cartão de crédito, a data de vencimento é a mesma do cartão. Mas se não estiver atrelado a algum cartão, geralmente essa data é a data da efetivação da compra ou então o consumidor poderá escolher o melhor dia;
  • A pessoa ou empresa que recebeu o Pix recebe o valor integral instantaneamente.

Qual a diferença entre o Pix parcelado e o cartão de crédito?

Diferentemente do Pix convencional, o Pix parcelado é uma linha de crédito, que é oferecida através do limite do cartão ou por empréstimo pessoal. Em ambos os casos haverá cobranças de juros, chegando a 2% e 3% ao mês, similar ao consignado e ao crédito pessoal. Por esse motivo, deve-se ter atenção para que a compra não acabe saindo mais cara do que planejava.

Outra diferença é que não existe cartão físico para o Pix e é possível parcelar valores transferidos entre pessoas (o que não acontece no cartão).

O Pix parcelado vale a pena?

Na verdade, tudo depende. Para o lojista, o Pix parcelado garante que o dinheiro seja recebido à vista, o que reduz os custos com as taxas dos cartões de crédito. Já para o consumidor, há vantagem se o lojista repassar essa redução no valor do preço final do cliente.

Em resumo, vale a pena usar o Pix parcelado quando:

  • houver desconto para compras nessa modalidade, assim como nos pagamentos em dinheiro;
  • Se esse desconto for maior que os juros dessa modalidade de pagamento;
  • Nos casos de situações emergenciais, onde o consumidor não tem acesso a cartão de crédito nem tem dinheiro imediato em conta.