O Pix segue ganhando cada vez mais espaço no mercado. Nas vendas pela internet, o meio de pagamento preferido dos brasileiros aumentou de pouco mais de 4% no primeiro trimestre de 2021, para 9,7% de janeiro a março de 2022. As informações são fazem parte de um levantamento recente da Neotrust, empresa que monitora o setor de comércio eletrônico do Brasil.

Mesmo assim, o cartão de crédito segue como o grande favorito entre os métodos de pagamento no e-commerce. Sozinho, ele responde por uma fatia de 82,6% do faturamento do setor. Por outro lado, o uso do boleto bancário reduziu para 6,5%.

De acordo com Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust,

"O consumidor vem preferindo utilizar o PIX ao invés do boleto bancário nas compras online. Um dos fatores que pode explicar esse crescimento é a praticidade nas transações, que podem ser feitas em qualquer dia e horário, por meio do celular pessoal do comprador".

Comércio eletrônico está em alta

Com o faturamento perto da casa dos R$ 40 bilhões, o comércio eletrônico do Brasil aumentou 12,6% no 1º trimestre de 2022. Ao total, foram quase 90 milhões de compras realizadas pela internet. Ou seja, houve uma alta de 14% em relação ao 1º trimestre de 2021.

Em suma, o Sudeste é a região com o maior faturamento e número de pedidos. E assim, movimentou R$ 22,8 bilhões, e teve mais de 54,7 milhões de compras realizadas pela internet, uma alta de 9% nos dois indicadores.

Porém, o destaque vai para o Nordeste. A região teve uma alta de 20% no faturamento (R$ 6,95 bilhões), além de 29% de alta nos pedidos e 14,3 milhões de compras feitas online.

Quais as categorias que mais faturaram?

Em suma, as categorias com maior faturamento no 1º trimestre de 2022 foram: telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, moda e acessórios e informática.

Enquanto isso, as categorias de moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, saúde e utilidades domésticas foram as categorias com maior número de pedidos no 1º trimestre de 2022. Por fim, o nicho de alimentos e bebidas foi o que mais cresceu (73,4%).