No momento de contratar um seguro você certamente vai se deparar com alguns termos, e alguns podem ser confusos como sinistro, perda total ou parcial, entre outros. Alguns termos particulares desse mercado são pouco claros e necessitam uma compreensão maior ao analisar uma apólice de seguro.

Entre esses termos, em especial o sinistro, tem uma grande relevância, pois é por causa dele que uma pessoa adquire um seguro de vida, seguro residencial, seguro de automóveis, e muitos outros. Entenda o que é um sinistro de seguro e como ele funciona.

O que é um seguro?

O seguro serve como uma garantia em caso de algo acontecer com uma pessoa, com uma casa, com um veículo, por exemplo. Existem muitos tipos de seguros para serem contratados.

O seguro é um contrato de prestação de serviço entre uma seguradora e uma pessoa ou empresa. Este documento estabelece que, caso algum fato aconteça previsto em contrato, o segurado tem direito de acionar o seguro para ser indenizado.

Isso significa que, se algum dos riscos incluídos no contrato em que o segurado tem cobertura ocorrer, é acionado o seguro e o cliente que contratou a seguradora recebe uma indenização.

O que é sinistro?

No mercado de seguros, o sinistro é qualquer evento negativo que ocorre no bem segurado, podendo ser um acidente ou prejuízo material. No exemplo do seguro de vida o sinistro é o falecimento do contratante do seguro, ou no caso de um seguro de imóvel pode ser um incêndio.

Entretanto, o sinistro só ocrre quando o fato estava previsto no contrato de seguro. E nesses casos, quando houver um sinistro, a seguradora deverá pagar indenização ao seu cliente.

Como funciona o sinistro do seguro de vida?

No caso de sinistro do seguro de vida, é preciso iniciar o contato com a empresa seguradora contratada, documentar o acontecido e enviar cópias dos documentos solicitados.

Confira os documentos necessários:

  • Cópia da certidão de óbito reconhecida em cartório (em caso de morte);
  • Cópia do boletim de ocorrência (se for aplicável);
  • Cópias do CPF e RG do do titular do seguro;

Cópia da certidão de casamento (se o segurado for casado).

O que é sinistro com perda total?

No momento em que o custo do reparo é superior a 75% da avaliação do preço do veículo, a seguradora deve assumir o prejuízo superior em relação ao custo de conserto comparado com a perda parcial do carro. Entretanto, o prazo máximo previsto em lei para o segurado ser indenizado ou ter bem reparado é de 30 dias após a ocorrência do sinistro.

O que é sinistro com perda parcial no seguro de automóveis?

Por exemplo: um veículo que se envolve em um acidente. Após acionar o seguro, o veículo é transferido para uma mecânica autorizada pela seguradora. Os danos serão então avaliados e, se for considerado dano parcial, ou seja, quando o veículo tem conserto, será encaminhado para reparo.

Contudo, o veículo segurado precisa passar por uma vistoria. Para ser considerado perda parcial, os danos causados devem ser inferiores a 75% da avaliação do valor veículo, caso contrário é considerado perda total.