Os produtos recondicionados, que também são conhecidos como remanufaturados ou refurbished, são aqueles devolvidos aos fabricantes e que após passarem por uma revisão, limpeza, substituição de peças danificadas ou outra otimização, são vendidos novamente.

De acordo com a empresa de consultoria Counterpoint Research, no ano de 2019 foram recondicionados 137 milhões de smartphones e vendidos no mundo. Mas não são só celulares que são recondicionados. Também há computadores, consoles de videogames, equipamentos médicos e até instrumentos musicais que passaram pela remanufatura e voltaram para o mercado.

Mas você sabe qual é a diferença de um produto recondicionado para um usado? Será que é confiável comprar um produto com essas condições? O que isso tudo tem a ver com sustentabilidade?

O que é um produto recondicionado?

No caso dos aparelhos eletrônicos, os recondicionados são aqueles que foram devolvidos para seu fabricante e foram otimizados para serem vendidos novamente.

Alguns motivos em que um produto pode ser devolvido ao fabricante são:

  • Produtos usados como mostruário em uma loja;
  • Produtos comprados novos, mas devolvidos ao fabricante dentro do prazo de devolução, por arrependimento ou defeito;
  • Produtos que apresentam defeitos durante a linha de montagem.

Como funciona um produto recondicionado?

O comum dessas situações é que, os produtos passem por reparos e novos controles de qualidade depois sejam devolvidos aos comerciantes. Entretanto, eles não podem ser vendidos como novos pelo fato de já terem sido desembalados.

Portanto, mesmo que muitas vezes o produto nem tenha sido usado, o fabricante vende por um valor menor com os acessórios e manuais de uso. Então, não é por que ele foi devolvido que significa ser um produto de segunda mão.

Produto recondicionado vale a pena?

Uma das principais vantagens do produto recondicionado é o preço. Em geral eles acabam sendo mais baratos e no entanto, não perdem a qualidade. Vale lembrar que ele não é um produto inferior e nem com defeito, pois essas mercadorias também passam por inspeções atestando sua qualidade.

É comum que no mercado de seguros de eletrônicos, as seguradoras tenham produtos recondicionados para substituição, fazendo com que o consumidor pague um valor menor pelo seguro e ainda assim proteja seu aparelho sem a necessidade de pagar um preço muito alto pelo serviço.

Os produtos recondicionados também tem garantia e podem ser trocados se houver algum tipo de falha.

E é mais sustentável

Além disso, os produtos recondicionados são uma opção de consumo mais sustentável, assim como qualquer outro produto que é reutilizado e que não precisa utilizar novas matérias-primas para gerar produtos novos no mercado.

No ranking mundial, o Brasil está em quinto lugar como o maior produtor de lixo eletrônico. No ano de 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos foram descartados. Na maioria das vezes, os produtos poderiam estar sendo usados de outra maneira para não gerarem mais acúmulos de resíduos e uso de matérias-primas.

Portanto, consumir eletrônicos recondicionados é uma maneira de aumentar a vida útil de peças e componentes que funcionam perfeitamente e ainda ajudar a natureza e a nós mesmos.