Na última quarta-feira (09), as Farmácias Pague Menos (PGMN3) divulgaram os seus resultados financeiros referentes ao 4T21. Em suma, a companhia apresentou um crescimento de 17,2% no EBITDA Ajustado, no ano de 2021, em relação a 2020, chegando a R$ 671 milhões.

Além disso, a companhia terminou o ano de 2021, com o lucro líquido ajustado de R$ 176,6 milhões. E assim, houve uma alta de 83,9%, com expansão de margem líquida de 0,9 p.p.

Abaixo, confira todos os detalhes do resultado do 4º trimestre de 2021, da Pague Menos.

Resultados financeiros da Pague Menos

Durante o 4T21, a empresa teve uma alta de R$ 2,1 bilhões em vendas, aumento de 6,1% contra o 4T20. Além disso, as lojas cresceram 4,1%.

Ademais, o lucro líquido ajustado no período foi de R$ 26 milhões. E com isso, apresentou uma redução de 30,8% na comparação com o 4T20. Isso se deu, por conta da aceleração da expansão orgânica da rede, com o volume de 48 novas lojas inauguradas no último trimestre de 2021.

Ademais, houve um aumento da disponibilidade de produtos, por meio da ativação de novos itens e redução de ruptura de estoques. No 4T21, o índice de ruptura foi 37,5% inferior ao 4T20.

A média de produtos ativos em loja chegou a 9,8 mil no final de 2021. O aumento é de 19% em relação ao final de 2020. Já as vendas originadas nos canais digitais chegaram a R$ 623,4 milhões em 2021. Ou seja, houve um aumentou de 85,3% na comparação com 2020.

Durante o 4T21, os canais digitais chegaram a 8,8% das vendas totais, 3,5 p.p. acima do mesmo período do ano anterior. O grande destaque do trimestre foi a campanha de Black Friday promovida no e-commerce, com volume recorde de vendas, e atração de novos clientes. E assim, a participação digital chegou a 13,5% das vendas no principal dia de evento.

Além disso, a Pague Menos elevou em 2021, a sua capacidade logística através de parcerias com os operadores de last mile em todo o país. No 4T21, a companhia aumentou a sua operação com smart lockers para mais de 150 pontos em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

O ano foi encerrado com cerca de 2,5 milhões de atendimentos realizados no Clinic Farma, aumento de cerca de 200% em relação a 2020, alavancado principalmente pela aplicação de testes de covid-19, que representaram 66% dos atendimentos.

O número de lojas com Clinic Farma saltou de 809, em 2020, para 879 ao final de 2021. E o portfólio de serviços de 31 para 57. Em 2021, a Pague Menos terminou a estruturação da agenda ESG, com compromissos de curto, médio e longo prazos, integrada à estratégia da companhia.