A Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), divulgou um fato relevante informando que o Governador do Estado decretou novamente situação de emergência hídrica nessa quinta-feira, 5 de agosto. Esse é o segundo decreto assinado pelo Estado do Paraná em 2021.

O primeiro deles foi assinado no dia 4 de meio e publicado no dia 5. Ele permaneceria em vigor por 90 dias, ou seja, até essa quarta-feira, 4 de agosto. Tendo em vista o fim desse prazo, o governo decidiu emitir novo documento, que será válido por outros 90 dias, até o início de novembro.

Estiagem vem causando problemas

A causa desses decretos é a significativa redução do volume de água disponível para captação para o consumo humano e dessedentação de animais, causada pela estiagem.

Segundo dados divulgados pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) nessa semana, três em cada quatro mananciais usados para a captação de água no Paraná estão com os índices abaixo do normal, sendo que 31,75% deles se encontram em situação de estiagem.

O nível médio dos reservatórios do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba (SAIC) está atualmente em 48,88%, de acordo com a atualização diária da Sanepar.

Rodizio no serviço de saneamento

Com o decreto assinado em maio, as prestadoras de serviço de saneamento ficaram autorizadas a executar um rodízio no serviço de abastecimento. O novo decreto prevê a mesma possibilidade.

Esse rodízio poderá acontecer no sistema de 24 horas considerado da interrupção até a retomada do abastecimento, com prazo para normalização de até mais 24 horas.

A Sanepar informou ainda no Fato Relevante que esses limites "podem ser extrapolados em situações emergenciais de manutenção ou decorrentes de caso fortuito e força maior, devendo ser comunicadas para a população e órgãos de fiscalização".

O Governo do Estado do Paraná e a companhia de saneamento disseram ainda que o Instituto Água e Terra (IAT) "realizará ações emergenciais destinadas ao abastecimento público priorizando as demandas das prestadoras de serviço com esta finalidade".

Veja na íntegra o fato relevante divulgado pela Sanepar nessa sexta-feira, dia 6.