Diante da pandemia de coronavírus, e das medidas de isolamento social, cresceu, e muito, o comércio virtual no Brasil. Diante disso, o movimento despertou o interesse de muitos empreendedores em como começar a vender pela internet.

Entre o dia 23 de março de 2020, e 31 de maio do mesmo ano, foram abertas no Brasil, 107 mil novas lojas online. Isso representa mais de uma por minuto - segundo o levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Apesar de ser um mercado em crescimento, vender pela internet não é simples, e exige um grande preparo e planejamento. Diante disso, confira abaixo 5 passos para começar a vender pela internet.

5 passos para começar a vender pela internet

1. Crie um plano de negócio

Antes de mais nada, é importante fazer um plano de negócio sobre que você deseja vender pela internet. A partir desse documento, é possível estruturar os pilares de uma empresa, tais como o propósito, os valores e os produtos. Além disso, é preciso traçar os seus objetivos e os planos necessário para atingir os mesmos.

Inclusive, é muito importante fazer uma análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro. Apesar de ser uma etapa burocrática, criar um plano de negócio é muito importante para ter uma visão geral da empresa.

2. Escolha qual vai ser o seu canal de vendas

Durante muito tempo, vender pela internet significava ter um site. Entretanto, hoje em dia, existem outros canais de vendas, que ganham cada vez mais espaço, tais como as redes sociais, os aplicativos e os marketplaces.

Na hora de escolher onde você vai vender online, é fundamental considerar onde o seu público-alvo está. Também é importante entender os prós e os contras de cada canal. Uma boa opção pode ser iniciar em um lugar, e assim que o negócio crescer, expandir para outros.

3. Mantenha o foco na experiência do cliente

Ao vender pela internet, um dos princípios básicos é sempre analisar a experiência do cliente. E isso vale desde o momento em que ele é impactado por um anúncio, ou entra no site, até a entrega do produto.

Por isso, é fundamental ter atenção a todos os detalhes e garantir que, em todas as interações com a sua loja, a experiência é a melhor possível. Alguns itens para ficar atento:

  • Atendimento ao cliente: Deixar exposto quais são os canais disponíveis, qual o horário de funcionamento; se as informações podem achadas facilmente pelo consumidor. Bem como quanto tempo leva para ele ser atendido;
  • Comunicação: é importante analisar como você se comunica com os clientes; qual a linguagem que você usa; e se as imagens das redes sociais valorizam a sua marca;
  • Entrega: é fundamental que o cliente saiba em quanto tempo o item chega até ele, bem como se o tempo estimado está correto. Também é importante saber como é a embalagem; qual a experiência da pessoa ao abrir o pacote, entre outros;
  • Experiência de navegação: avalie se o seu canal de vendas carrega rápido ou demora. Além disso, verifique se o visual da página desperta o desejo de compra ou não; bem como se quem abre a página pelo celular consegue navegar bem;
  • Fluxo de compra: verifique quantos cliques o cliente precisa dar entre escolher um produto e terminar a transação; quantas páginas ele precisa acessar; quais os meios de pagamento disponíveis;
  • Qualidade das imagens e das informações: analise se as fotos têm uma resolução boa; se é possível ver os detalhes das peças; e se todas as informações estão acessíveis.

Em sumam todos esses detalhes constroem a experiência do cliente e a imagem do seu negócio.

4. Invista em segurança

De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL), e pelo SPC Brasil, 32,9% dos entrevistados consideram como uma desvantagem do comércio online, a falta de segurança com relação a vírus no computador/ clonagem de dados bancários ou cartão de crédito.

Ou seja, essa é uma preocupação importante das pessoas. Diante disso, as empresa precisam buscar formas de tornar as transações virtuais mais seguras. Sendo assim, a recomendação é investir em um certificado de segurança para o site, e escolher uma plataforma segura para fazer os pagamentos.

5. Crie uma gestão eficiente

Após estruturar toda a parte do negócio que vai estar em contato direto com o cliente, é importante criar uma gestão eficiente que garanta o funcionamento sustentável da empresa.

Ou seja, é necessário fazer a manutenção do estoque, logística, contato com fornecedores, processamento de pagamentos e a gestão financeira. Apesar de ninguém ver os bastidores, são esses processos que mantêm uma empresa funcionando.

Esperamos ter te ajudado! Boas vendas!