Aquele momento da entrevista de emprego é o mais tenso que você já passou? O nervosismo aumenta, você quer passar uma boa impressão e conquistar a pessoa que está em sua frente lhe avaliando. A maioria dos brasileiros jovens e adultos já passaram ou ainda vão passar por isso.

E como se preparar para as perguntas que serão feitas? Em um processo seletivo, o principal objetivo é saber se o candidato se encaixa em todos os requisitos que a empresa procura.

Mesmo que cada RH (Recursos Humanos) e cada entrevistador tenha sua maneira de dirigir a entrevista, as perguntas frequentemente costumam ser em relação às experiências profissionais, qual a formação acadêmica do candidato, as habilidades interpessoais que desempenha, entre outras.

Como responder às 10 perguntas mais comuns na entrevista de emprego?

Vamos às perguntas que são mais realizadas em um processo seletivo e quais as melhores respostas.

1. Por que gostaria de trabalhar nesta empresa?

Nesse momento, o candidato deve mostrar seu conhecimento e os valores da empresa, conectando com sua carreira.

É muito importante demonstrar o quanto o estilo do negócio é compatível com a pessoa. Para isso, vale a pena pesquisar antes e entender como é seu funcionamento. Isso faz o candidato se sentir mais seguro e confortável para responder a pergunta.

2. Fale sobre suas experiências

Quando um recrutador realiza essa pergunta, ele quer entender quais as principais experiências que você teve e como viveu elas. Não tem necessidade de pontuar todas elas, mas tente destacar os maiores desafios que já teve e como os enfrentou.

Antes da entrevista, pense tudo aquilo que já viveu no seu ambiente de trabalho e quais foram os principais cargos ou principais resultados.

3. Quais suas principais qualidades?

Em vez de pensar em qualidades, pense em suas potencialidades. Destaque suas habilidades, aquilo que você é muito bom e que já foi muito útil em alguma situação nos seus outros trabalhos.

E não foque só nas habilidades técnicas, as qualidades relacionadas à inteligência emocional também serão bem vindas. Se você tem competência para lidar com outras pessoas, fale.

Atualmente, a habilidade comportamental ou soft skill que está sendo mais valorizada pelos empregadores no Brasil é a inteligência emocional, de acordo com o levantamento Habilidades 360°, desenvolvido pelo PageGroup. Então saiba investir nele.

4. Quais seus principais defeitos?

Quando fizerem essa pergunta para você, pense nos pontos de desenvolvimento. Saber quais os principais desafios que você precisa enfrentar e conseguir expor para o recrutador é sinal de maturidade profissional e autoconhecimento.

Todas as pessoas têm dificuldades que precisam ser trabalhadas. O intuito dessa pergunta é saber como você lida com elas.

5. Quais seus objetivos na empresa?

De fato, para responder essa pergunta, é necessário que você pense onde quer chegar, como realizará isso e como a empresa fará parte dessas conquistas.

Então, tente associar o seu objetivo ao objetivo da empresa. Assim ficará muito mais fácil saber se a empresa fará sentido para sua. Mesmo que seja seu primeiro emprego, demonstre sempre o quanto você quer conquistar seus objetivos pessoais, assim você conquista a confiança do que você pretende fazer.

6. Qual é a sua formação?

Nessa pergunta não tem segredo. Você deve responder sobre suas qualificações técnicas. Fale porque você escolheu o curso que estudou e quais motivos o fizeram se aprofundar na área.

Caso não tenha feito faculdade mas realizou cursos compatíveis com o cargo que está tentando vaga, não deixe de comentar sobre eles.

Mas nunca minta sobre o que você não sabe ou não tem qualificação. É questão de ética respeitar suas experiências e qualificações, até para não ser eliminado da seleção.

7. Qual o motivo para te contratar?

Nesse momento você irá vender seu peixe. Você deve convencer o recrutador que fará a diferença dentro da organização.

Aproveite a oportunidade para juntar as informações que você tem da empresa e mostre como irá contribuir com a companhia.

8. Gosta de trabalhar em equipe?

Nessa pergunta, o recrutador quer saber se você tem habilidade interpessoal. Relate como você encara o trabalho colaborativo.

Muitas vezes, trabalhar em equipe não é fácil, já que é necessário lidar com posicionamentos e decisões que são opostas às suas. Traga exemplos de como você agiu em alguma situação em que se opôs, ou se teve experiência de depender de outra pessoa para bater alguma meta.

9. Como você lida com pressão?

Relate alguma situação que você precisou passar por algum desafio, como se sentiu, se faria algo diferente, se conseguiu alcançar o objetivo.

Essa pergunta faz o recrutador entender como você reage em casos de cobranças, curtos prazos, mudanças, crises e outros desafios que possam aparecer na empresa.

10. Qual a expectativa para sua carreira em cinco anos?

Nem sempre as pessoas se planejam para daqui a cinco anos, mas pode ter certeza que se o profissional de recrutamento fizer essa pergunta, é importante você dar uma perspectiva para ele.

Deixe estabelecido quais caminhos quer tomar e quais não quer. A empresa quer entender como você planeja sua carreira. Exponha quais suas pretensões e como deseja chegar nesse objetivo. Caso tenha intenção de se especializar em alguma profissão, deixe claro para o recrutador.

Então, desejamos boa sorte na sua entrevista de emprego e sucesso profissional. Esperamos que este artigo tenha te ajudado!