Você vai fazer uma transferência pelo novo sistema do Banco Central (BC), o PIX, e se depara com uma duplicidade do valor em seu extrato, seja ele por erro de sistema no aplicativo do banco ou da instituição financeira ou simplesmente por clicar duas vezes no botão de confirmação da operação. Nesse momento, você sabe a que medidas recorrer?

Vamos explicar o que fazer em caso de alguma transferência por PIX ser duplicada acidentalmente.

O que fazer se o banco debitar ou creditar o mesmo Pix 2 vezes na sua conta?

Na maioria dos casos, essas situações de transferências duplicadas acontecem por um pequeno descuido do próprio usuário. Se o aplicativo do seu banco apresentar algum erro ou falha durante uma operação, nunca repita antes de realmente ter certeza se a transação foi ou não efetivada. Vá até a opção do seu extrato bancário e confirme.

Existem duas situações que pode ocorrer a duplicidade da transferência do PIX, que são:

  • Erro no aplicativo: Mesmo que o Banco Central exija que cada operação seja autenticada separadamente, pode ocorrer um erro no sistema da transferência e duplicar a operação por uma falha no aplicativo da instituição financeira que está sendo feita a transação;
  • Erro do consumidor: Existem duas possibilidades para acontecer esse problema: o consumidor pode ter repetido a transação acidentalmente, ou pode ter clicado mais de uma vez no botão que confirma a operação. Mesmo que as instituições utilizem sistemas de segurança que impeçam a duplicação de uma operação, ainda pode ocorrer que ela duplique caso o consumidor clique algumas vezes no botão de confirmação.

Algumas dicas para que não haja duplicação nas transações do PIX são:

  • Nunca clique mais de uma vez no botão de confirmação do PIX;
  • Se houver falha na transação, consulte seu extrato e veja se a operação foi efetivada antes da próxima tentativa;
  • Tenha cuidado para não agendar os pagamentos na tela de transferência;
  • Se você tem costume de realizar pagamentos com frequência, confira se a transação já não foi realizada anteriormente;
  • Quando é feito um agendamento pelo aplicativo, a instituição tem o dia inteiro daquele agendamento para efetivar a operação, então espere.

Quais medidas tomar caso o PIX tenha sido duplicado?

Se você confirmar que a transação foi realmente duplicada, recomenda-se entrar em contato com a instituição financeira onde foi feita a transação e verificar a possibilidade de reversão. Se o dinheiro já caiu no PSP (Payment Service Provider, em português, Provedor de Serviços de Pagamento) do destinatário, não há outra opção a não ser pedir que ele devolva o dinheiro enviado erroneamente.

O recebedor tem um botão no extrato bancário que permite o estorno dessa transferência sem custo algum. Mas se o recebedor se recusar a devolver o valor que foi depositado a mais, o jeito é procurar a justiça para conseguir resgatar seu dinheiro de volta.

Porém, há uma exigência de autenticação única para cada operação, na qual é muito difícil que ocorra duas ou mais transferências pelo PIX na mesma transação.

Existem mecanismos de segurança que impedem a transferência quando notam alguma duplicação. Há algumas instituições financeiras que bloqueiam a transação caso realize uma operação com o mesmo valor na última meia hora.