A GetNinjas divulgou na noite da última terça-feira (29), os seus resultados financeiros referentes ao 4º trimestre de 2021 (4T21). Em suma, a companhia viu o seu prejuízo líquido crescer durante o período.

Ou seja, o índice passou para R$ 6,9 milhões, ante R$ 2,8 milhões que foram registrados no mesmo período de 2020. Já na soma de 2021, o prejuízo foi de R$ 41 milhões, ante o déficit de R$ 900 mil registrados em 2020.

Abaixo, confira os principais resultados financeiros da companhia durante o 4T21.

Resultados financeiros da GetNinjas

Ao mesmo tempo, em que a companhia registrou um alto prejuízo, a receita líquida da mesma aumentou no 4T21. Em suma, houve uma alta de 59% na base anual, para R$ 15,3 milhões. Já na soma do ano, a receita aumentou 49% frente a 2020, e chegou a R$ 62,4 milhões.

De acordo com a companhia, a alta das despesas são responsáveis pelo prejuízo da companhia. Só com marketing, por exemplo, a GetNinjas gastou R$ 12,2 milhões no 4T21, o que representa uma alta de 306% na base anual. Enquanto isso, as despesas gerais e administrativas aumentaram 95% na mesma comparação, chegando a R$ 14,6 milhões.

Em suma, os investimentos em marketing dizem pela maior parte das despesas comerciais. Além disso, foram a principal linha de despesa em 2021. Nos últimos meses também ocorreu uma alta dos custos de clique (CPC) e de custos por impressão (CPM) nas principais ad networks, explica a companhia.

Enquanto isso, o aumento dos gastos gerais e administrativos é justificado pela alta do quadro de colaboradores, bem como pelo impacto de R$ 2,2 milhões em função de um plano de outorga.

Por outro lado, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da GetNinjas, ficou negativo em R$ 10,4 milhões no 4T21, ante menos R$ 2,6 milhões no 4T20.

Assim, nem o resultado financeiro positivo em R$ 4,7 milhões no 4T21, "reflexo do retorno sobre ativos investidos e um aumento na taxa Selic", conseguiu evitar o maior prejuízo líquido.

Por fim, a GetNinjas destaca que embora tenham ocorrido maiores gastos operacionais, conseguiu colher frutos. Afinal, o número de novos profissionais cadastrados na plataforma no fim de 2021 é 163% maior na base anual. E assim, chegou a 1,8 milhão.

Por outro lado, o número de profissionais ativos é de 215 mil. Já o número de solicitações de clientes aumentou 24% na mesma base, e com isso, chegou a 5,19 milhões.