No primeiro semestre de 2022, na ocasião da divulgação dos relatórios trimestrais do quarto trimestre de 2021 (4T21) e do primeiro trimestre de 2022 (1T22), a Oi (OIBR3; OIBR4) precisou adiar as datas das apresentações de dados em função de atrasos no próprio levantamento das informações.

Nas ocasiões em que a companhia anunciou essas mudanças de datas - duas relacionadas ao 4T21 e outras duas em relação ao 1T22 - ela se justificou lembrando que ao longo de 2021 e também do início de 2022 "se viu envolvida em situações complexas" principalmente em função da venda da UPI Ativos Móveis.

Agora, porém, a situação parece ter mudado. Recentemente, na teleconferência de divulgação dos resultados do 1T22, os executivos da Operadora Oi afirmaram esperar o fim da recuperação judicial dentro de poucas semanas e a companhia agora também já anunciou a data da próxima divulgação de resultados.

Será que dessa vez ela vai conseguir seguir esse cronograma? Saiba mais sobre os últimos acontecimentos e veja a data divulgada abaixo.

Por que a Oi atrasou os resultados anteriores?

Entre os acontecimentos que interferiram na apresentação de resultados estiveram os trabalhos de segregação de ativos nas três SPEs que integram a UPI Ativos Móveis, incluindo a necessidade de elaboração de suas demonstrações financeiras, na data base de fevereiro de 2022.

Além disso, a empresa também citou a necessidade de obtenção de pareceres dos auditores independentes para as demonstrações financeiras das três SPEs que integram a UPI Ativos Móveis, bem como os impactos da venda da UPI Ativos Móveis, da venda do controle da UPI InfraCo nos trabalhos de elaboração das demonstrações financeiras da companhia, e, consequentemente, no parecer dos auditores independentes com relação às demonstrações financeiras da Oi.

A ideia, segundo a Oi, é "garantir a divulgação de informações precisas, consistentes e completas aos acionistas e ao mercado".

Quando a Oi divulga os resultados do 2T22?

Segundo comunicado divulgado nessa sexta-feira, 15 de julho, Oi vai divulgar seus resultados do segundo trimestre de 2022 no dia 11 de agosto de 2022, após o fechamento do pregão.

A companhia também informou que a conferência para apresentar e discutir os resultados do 2T22 será realizada no dia 12 de agosto às 11 horas no horário de Brasília. O áudio original dessa transmissão será em inglês com tradução simultânea para o português.

Será que não vai adiar novamente?

Isso sempre pode acontecer, é claro, mas ao que tudo indica, não. Primeiro porque a venda da UPI Ativos Móveis foi concluída e outros pontos de sua recuperação judicial também foram encaminhados recentemente como a renegociação de sua dívida de R$ 20 bilhões.

Além disso, a empresa parece estar vivendo um momento melhor com o anúuncio de que a recuperação judicial está prestes a ser encerrada. Segundo a companhia, a conclusão depende da sentença do juiz Fernando Viana, da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro.

Depois da aprovação do fim da recuperação judicial, a Oi disse que espera focar mais nos seus novos negócios. E assim, deve se desprender judicialmente das amarras estipuladas pela Justiça, além de trabalhar o reposicionamento da nova marca.

Como acessar o relatório do 2T22?

Tem interesse em dar uma olhada no relatório da Oi quando ele for divulgado? Então saiba que há duas principais formas de acessar o documento. Uma delas é entrando no site de relações com investidores, acessando a aba "Informações Financeiras" e em seguida a seção "Resultados trimestrais".

Outra forma de acessar o documento é se cadastrando no mailling da companhia, pois dessa forma, você vai receber o relatório de resultados diretamente no seu e-mail. Para isso, na aba "Serviços", acesse a seção "Receba nossos alertas" e preencha seus dados.

O que são os resultados trimestrais?

A temporada de resultados é o período em que as empresas listadas na Bolsa de Valores, que é a B3 no caso do Brasil, devem divulgar ao mercado todos os desempenhos registrados nos últimos três meses, por isso o nome "resultados trimestrais".

Em cada temporada, as empresas anunciam por meio de relatórios e balanços dinâmicos diversos dados financeiros, operacionais e econômicos para que os investidores e analistas possam acompanhar o empreendimento. Além disso, os resultados trimestrais também são uma medida de transparência no mercado de capitais.

Além disso, a temporada do 2T22 costuma ser especialmente esperada, já que também serão apresentados os dados do primeiro semestre do ano (1S22 ou 6M22), ou seja, os desempenhos acumulados, além das comparações com o 1T22 e com o 1S21.

Sempre auditados, os resultados trimestrais possuem datas agendadas para divulgação estabelecidas por cada empresa, esta que precisa estar constantemente atualizando seu calendário corporativo junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O período de divulgação do 2T22 começa em julho e deve encerrar em agosto.