A Raízen (RAIZ4) anunciou aos seus acionistas e ao mercado em geral nessa terça-feira, 21 de setembro, que fez a sua primeira venda de longo prazo para a comercialização de gás natural renovável. O contrato foi assinado com a Yara Brasil Fertilizantes S.A que é, hoje, uma das maiores consumidoras de gás natural no Brasil.

Abaixo, confira todos os detalhes.

Raízen faz 1ª venda a longo prazo

A primeira venda da Raízen tem um contrato com prazo de 5 anos, com um volume de 20.000m³/dia. o fornecimento do Biometano vai ser feito através do portfólio da Raízen. E assim, vai usar os resíduos do processo de produção de etanol, vinhaça e torta de filtro, nos parques de bioenergia do grupo.

Já o produto, vai ser usado pela Yara para a produção de hidrogênio e amônia verde em seus parques industriais. "A transação pioneira no mercado livre de gás reforça o compromisso da Raízen em liberar aos seus clientes os produtos e soluções que possibilitam a redução das emissões de gases de efeito estufa", disse a companhia.

Para isso, a empresa vai elevar a eficiência e a circularidade dos seus processos. Tudo isso, sem a necessidade de aumentar a área plantada, apoiando a descarbonização da matriz energética global, dizia ainda a nota divulgada.

Sobre a Raízen

Fundada em 2011, a Raízen é fruto de Joint venture entre a Cosan, já listada na B3 com a ação CSAN3, e a Royal Dutch Shell (RDSA34). Atualmente, a companhia é um dos maiores grupos privados do Brasil, tendo mais de 29 mil funcionários espalhados em várias linhas de negócio, sendo as principais: energia, combustíveis e açúcar. A Raízen é considerada líder mundial em biocombustíveis.

Atualmente, a Raízen é protagonista na transição energética e diz que busca redefinir o futuro da energia. A sua origem está no solo do Brasil, assim como na Argentina, e tem a ambição de ganhar o mundo. Com isso, a empresa impulsiona a sociedade com soluções em energia.

Ela conta com um modelo único de atuação e está presente em todas as pontas. Ou seja, desde a produção e venda de energia renovável, e açúcar por meio da cana de açúcar, até a distribuição da energia para todos os cantos do mundo.

Sobre a Yara Brasil Fertilizantes

Fundada em 1905 para resolver a fome emergente na Europa, hoje, a Yara tem uma presença mundial, com cerca de 15 mil funcionários e vendas para mais de 160 países. No Brasil, possui sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo e Paulínia, cinco fábricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes próprias, com presença nos principais polos de produção agrícola. Também possui duas unidades de produção de soluções ambientais, cinco unidades de mineração e duas unidades portuárias próprias.

O Brasil desempenha um papel altamente estratégico nos negócios da Yara, sendo responsável por um terço do volume e um quarto do faturamento global da empresa. Isso significa interagir com mais de 25 mil produtores rurais. Nesse contexto, a companhia investe em soluções competitivas e sustentáveis para todos os tipos de culturas e solos encontrados aqui.