As formas de pagamento convencionais têm sofrido importantes mudanças nos últimos meses. No mês de novembro do ano de 2020, por exemplo, aconteceu o lançamento do Pix, conhecido pela sua praticidade e agilidade em realizar transações instantâneas.

Diante desse sucesso, o Santander liberou uma nova modalidade de pagamento para as empresas. Agora, o banco permite que os boletos sejam pagos via Pix, que oferta compensação instantânea, e tarifas mais competitivas.

Abaixo, você pode conferir todos os detalhes sobre qual o diferencial da nova modalidade de pagamento via Pix.

Entenda a nova modalidade

Desde o lançamento do Pix, Banco Central (BC) vem trabalhando em seu aprimoramento de acordo com as necessidades da população das empresas e das instituições financeiras e recentemente um novo recurso foi liberado, o de pagamento de boletos.

Diante disso, no dia 31 de janeiro de 2022, o Banco Santander liberou a nova forma de pagamento para os seus clientes pessoas jurídicas. Chamada de Internet de Boleto SX, é possível emitir os boletos e pagar boletos via Pix através do Internet Banking, disponível no site e no aplicativo.

O novo boleto é praticamente igual aos tradicionais, com o diferencial de ter também um QR Code. Mas o bom e velho código de barras também continua lá. O QR Code apenas foi acrescentado como um extra, uma melhoria.

Por enquanto, porém, a nova modalidade só está liberada para os clientes Pessoa Jurídica (PJ). O bom é que não importa o tamanho da empresa, desde Microemepreendedores Individuais (MEIs) até empresas de grande porte podem usá-la.

Velocidade é diferencial

O principal diferencial do SX é a sua velocidade. isso porque ao invés de elevar até 2 das úteis para a compensação o pagamento, como acontece no caso dos boletos tradicionais, o SX via Pix fará a transferência de valores instataneamente.

Mas é preciso estar atento. Por questões de segurança ele terá o seu pagamento limitado até às 23 horas. Além disso, o QR Code também terá um prazo de validade estabelecido que precisa ser respeitado.

Inclusive, o pagamento via essa nova modalidade terá tarifas, mas segundo o Santander, elas serão mais competitivas, visto que a tarifa para os pagamentos instantâneos é inferior.

Além do Santander, outras instituições como o Itaú e Bradesco, também estão começando a ofertar esses novos serviços.