Nesta terça-feira, 8 de fevereiro, a Sinqia (SQIA3) anunciou em um comunicado ao mercado, a compra através do Torq Ventures, o seu programa de Corporate Venture Capital (CVC) - investimento direto na Data Rudder.

Em suma, a Data Rudder é uma uma plataforma que foca em orientar os seus clientes, na tomada de decisão, se baseando em dados com o uso de Inteligência Artificial e Auto Machine Learning.

O aporte está estimado em R$ 3,1 milhões. De acordo com a Sinqia, o ato reforça a estratégia da companhia de investir nas empresas que possuem a conexão com o seu negócio, que suplementam o portfólio e adicionam as tecnologias emergentes para a sua carteira de clientes.

Sinqia (SQIA3) investe R$ 3,1 milhões na Data Rudder

O relacionamento entre a Sinqia e a Data Rudder já vem através do programa de aceleração da Darwin Startups. De acordo com Juliana Innecco, head de investimentos do Torq Ventures: "Dada a evolução da empresa, e o potencial de crescimento, entendemos que era o momento de realizar o aporte e juntar esforços para construir produtos inovadores utilizando Inteligência Artificial e Auto Machine Learning".

A primeira iniciativa é um produto novo, que resulta de uma Prova de Conceito feita com um cliente da Sinqia da vertical de Bancos. Ela se baseia na detecção de fraude no momento do onboarding de crédito, integrado à solução da Simply, uma das empresas da unidade Sinqia Digital.

"Trazer inovações aos clientes é o grande propósito da companhia, sempre realizando movimentos promissores, acompanhando as mudanças do mercado e fortalecendo seus produtos com tecnologias emergentes. Esse investimento trará benefícios para todas as unidades de negócio, além da própria Sinqia Digital, onde estamos começando a explorar as sinergias", explica Innecco.

Sobre a Data Rudder

A Data Rudder foi fundada em 2018, na cidade de Florianópolis (SC) por Rafaela Helbing e Thais Nolasco. Trata-se de uma startup que tem foco em orientar os clientes na tomada de decisão com base em dados.

A sua plataforma usa a tecnologia de auto machine learning (AML) para resolver os problemas de negócio no setor financeiro. Tais como a avaliação do risco de crédito, a detecção de fraude, a seleção da "próxima melhor oferta", recuperação de crédito, entre outros. Por fim, esse é o 4º investimento direto minoritário anunciado pelo Torq Ventures.