A Telefônica (VIVT3) e a Ânima Educação (ANIM3) assinaram em 8 de fevereiro de 2022 um acordo de investimento para a constituição de uma joint-venture na área de educação. Desta forma, essa operação trará ao mercado brasileiro uma nova empresa que atuará com tecnologia e ensino, a aproveitar o grande alcance da empresa de telecomunicações.

Entretanto, a criação da sociedade entre Telefônica, dona da Vivo, e Ânima Educação ainda depende de aprovação do órgão regulador brasileiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Vivo e Ânima vão criar plataforma de cursos livres

Segundo o documento divulgado, a estratégia da Vivo e da Ânima Educação consistirá em criar uma plataforma digital de cursos livres de capacitação, sendo que o foco será educação continuada e empregabilidade. O novo projeto terá ensino em diversas áreas, como Tecnologia, Gestão, Negócios e Turismo.

"Ao associar o know-how da Ânima Educação em fornecer cursos na modalidade digital à capacidade de distribuição em escala da Telefônica Brasil, a joint-venture ofertará aos seus clientes trilhas personalizadas, com conteúdo atual e aderente à demanda do mercado de trabalho contemporâneo, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria da condição de vida dos seus estudantes", explicam as companhias.

Concorrência: Tim (TIMS3) mantém parceria com Cogna Educação (COGN3)

Vale mencionar que o movimento entre Vivo e Ânima ocorre em meio às operações de empresas concorrentes e ao avanço das aulas online na pandemia da covid-19.

A Tim (TIMS3), especificamente, possui uma parceria ativa com a rede de educação superior Anhanguera, da Cogna Educação (COGN3), para oferecer diversos cursos online pela marca Ampli. O acordo entre as empresas recebeu a aprovação do Cade recentemente, em 2021, mas não foi por meio da constituição de Joint Venture, e sim após assinatura de uma parceria estratégica.

Segundo o site da Ampli, a Cogna conta no projeto com mais de 77,6 mil alunos espalhados pelo Brasil entre graduação, pós-graduação, cursos livres e curso supletivo. Entre as ofertas somente para clientes Tim estão acesso a cursos grátis e preços menores da plataforma, bem como estudo sem descontar da internet do celular.

Vivo divulgará resultados em 22 de fevereiro; Ânima e Cogna, no dia 24/03

A Telefônica (VIVT3) divulgará seus resultados obtidos no quarto trimestre de 2021 (4T21) no dia 22 de fevereiro de 2022, terça-feira, após o fechamento do mercado na bolsa brasileira (B3) e na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), ou seja, em algum momento à noite.

Por sua vez, a Ânima Educação (ANIM3) vai lançar seus resultados do 4T21 e de 2021 no dia 24 de março, quinta-feira, após o fechamento do mercado da B3.

A outra empresa citada na matéria, a Cogna Educação, que também está listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), vai anunciar seus relatórios também no dia 24 de março, após o fechamento do mercado.

Além dos resultados financeiros e operacionais do 4T21, as empresas também anunciaram os desempenhos acumulados em 2021, assim trazendo um raio-x delas no ano passado - veja aqui o calendário completo.