Considerada a segunda maior criptomoeda do mundo, o ethereum é uma blockchain que engloba muitos tokens, projetos DeFi, NFTs e DAOs. Não a toa ela é conhecida como a prata das criptomoedas e nesses últimos dias ela está ainda mais em evidência pois deve receber a sua atualização mais importante da história: a The Merge.
Em suma, o lançamento que estava planejado para 2019, deve ocorrer a agora, entre os dias 10 e 20 de setembro de 2022. Entretanto, a estimativa é que isso ocorra por volta de 1 hora da manhã na virada desta quarta-feira, dia 14, para quinta-feira, dia 15.
E se você está ansioso para conferir as novidades, veja a seguir como saber realmente quando a atualização do ethereum vai acontecer.
O que é a fusão do ethereum?
A fusão se trata de um processo de união da camada de execução do ehereum - a rede principal que era usada até então, com a camada de consenso Beacon Chain. A mesma se baseia no sistema proof-of-stake (PoS).
A partir da fusão dessas camadas diferentes o jeito como os participantes da rede validam os blocos, vai se basear unicamente no modelo PoS, e não mais atual no proof-of-work (PoW).
Como funcionam os sistemas de consenso da blockchain?
No modelo proof-of-work, a rede tem a proteção de mineradores ao redor do mundo que dedicam o poder computacional de hardware para validar as transações, bem como criar novos blocos.
O sistema se baseia na concorrência: o minerador que tiver a máquina mais potente, pode sair na frente. E assim, ele recebe uma recompensa na forma de criptomoedas recém-geradas pelo bloco adicionado à rede.
No modelo proof-of-stake, não existe a concorrência. É dito isso, pois usa um processo de eleição para escolher de forma aleatória qual validador irá adicionar o próximo bloco na blockchain. O usuário pprecisa bloquear ao menos 32 ETH para realizar parte desse pool de validadores.
O staking, bloqueio de fundos, opera como um depósito de segurança: se o validador não realiza o seu trabalho correto, ele é punido com a perda das criptomoedas travadas no protocolo.
Por que o ethereum vai mudar?
No modelo proof-of-work, o ethereum não era mais capaz de atender ao volume da rede. Logo, isso resultava em transações lentas e caras. De qualquer forma, a alteração para o sistema PoS já estava previsto desde que Vitalik Buterin lançou a moeda no mundo em 2014.
Os preparativos para a fusão iniciaram em dezembro de 2020, quando houve o lançamento da camada de consenso Beacon Chain. O lançamento da rede paralela foi necessário para fazer os testes e dar tempo para que validadores fizessem o staking de ETH suficiente para proteger a rede no instante da atualização.
A alteração também deve reduzir em 99% o uso da energia que é empregada na mineração da criptomoeda. Os Blockchains que usam o proof-of-work, como o Bitcoin, são vistos como vilões dos problemas ambientais. Durante as secas e as ondas de calor, por exemplo, mineradoras são acusadas de gastar muita eletricidade em momentos de escassez.
E é por isso que muitos governos proibem a mineração em momentos de crise climática. Enquanto isso, outros estudam como banir o modelo - como é o caso dos Estados Unidos, conforme um anúncio feito pela Casa Branca.
Como saber quando isso vai acontecer?
Em suma, alguns sites estão realizando uma contagem regressiva para mostrar o horário correto em que The Merge vai acontecer. Inclusive, o Google entrou nessa onda.
Se você digitar Ethereum Merge ou algo relacionado no buscador, ele vai te mostrar a contagem. Entretanto, o comando só funciona quando o navegador está na versão inglês.
E se você quer acompanhar essa estreia, saiba que há outras opções disponíveis. Confira outras opções a seguir:
- CoinMarketCap: A empresa criou uma página especial. Além da contagem regressiva, ela também dá mais detalhes sobre a Merge;
- Binance: A empresa criou uma página com dados técnicos, bem como um roadmap;
- NicrHash: O site tem uma página que tem regressivas para outros eventos que dizem respeito aos mais diversos tokens do mercado;
- Ultra Sound Money: Você confere a regressiva nesta página;
- Ether Nodes: O site também tem uma página com a contagem regressiva;
- Beaconcha: Para acessar a página, toque neste link.
Se você acessar os links acima, perceberá que cada site apresenta um tempo diferente. Isso ocorre pois a atualização não tem hora marcada, mas sim, um bloco exato em que tudo muda, o bloco 15.537.351. Sendo assim, dependendo da dificuldade de mineração e algumas outras questões técnicas, o processo pode demorar um pouco mais ou menos.
O que é a Fusão do Ethereum?
A fusão se trata de um processo de união da camada de execução do Ethereum - a rede principal que era usada até então, com a camada de consenso Beacon Chain. A mesma se baseia no sistema proof-of-stake (PoS). A partir da Fusão dessas camadas diferentes, o jeito como os participantes da rede validam os blocos, vai se basear unicamente no modelo PoS.
Como funcionam os sistemas de consenso da blockchain?
No modelo proof-of-work, a rede tem a proteção de mineradores ao redor do mundo que dedicam o poder computacional de hardware para validar as transações, bem como criar novos blocos. O sistema se baseia na concorrência: o minerador que tiver a máquina mais potente, pode sair na frente. E assim, ele recebe uma recompensa na forma de criptomoedas.
Por que o Ethereum vai mudar?
No modelo proof-of-work, o Ethereum não era mais capaz de atender ao volume da rede. Logo, isso resultava em transações lentas e caras. De qualquer forma, a alteração para o sistema PoS já estava previsto desde que Vitalik Buterin introduziu o projeto ao mundo em 2014.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.