A mais recente ferramenta lançada pelo Banco Central em janeiro, chamada "Valores a Receber", voltará a estar disponível aos cidadãos - depois de sofrer oscilações e ser suspensa - no dia 14 de fevereiro e o acesso a ela será, agora, por meio de um site exclusivo.

Se você não sabe do que estamos falando, no dia 24 de janeiro o BC lançou uma ferramenta, vinculada ao sistema Registrato, que vai disponibilizar à população a consulta a relatórios que indicam se o cidadão tem algum valor a receber de alguma instituição financeira.

Sabe aquele dinheiro que ficou numa conta que foi encerrada, uma aplicação que foi feita e foi esquecida, esse tipo de coisa? Então, segundo o BC, atualmente existem cerca de R$ 8 bilhões que precisam ser devolvidos a pessoas físicas ou jurídicas.

E tudo isso vai poder ser conferido a partir da próxima segunda-feira. Abaixo, saiba mais sobre o novo site e sobre a ferramenta.

Site do Valores a Receber (SVR)

O novo site foi anunciado nessa segunda-feira, dia 7 de fevereiro, uma semana antes da nova liberação. Segundo o BC, as consultas agora serão realizadas exclusivamente pelo endereço valoresareceber.bcb.gov.br.

Preparado exclusivamente para o SVR - que nos dias 24 e 25 chegou a tirar do ar o site do Banco Central e a plataforma Registrato - o novo site vem para ampliar a capacidade de atendimento.

Por isso, não será mais possível acessar o sistema com seu login Registrato como havia sido divulgado inicialmente.


Como acessar o SVR agora?

O acesso agora será apenas com o login Gov.br e o cidadão precisará de um login nível prata ou ouro para acessar o Sistema Valores a Receber. Se o cidadão ainda não possuir login Gov.br, ele pode fazer seu cadastro gratuito neste link ou pelo App Gov.br (link IOS e link Android).

O tipo de login (prata ou ouro) também pode ser ajustado na plataforma. Todo o serviço é gratuito.

Como resgatar os valores?

O Banco Central informou ainda que no momento da consulta ao site valoresareceber.bcb.gov.br o cidadão saberá se tem valor a receber e, caso positivo, receberá uma data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência. Essa datas serão a partir do dia 07 de março de 2022.

A orientação então, é para que o cidadão volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada. Caso não compareça nessa data, o cidadão terá que fazer uma nova consulta para receber uma nova data para pedir o resgate.

Entretanto, o cidadão não deve se preocupar se perder a data por algum motivo, garantiu o BC:

"Ele poderá voltar ao SVR a qualquer momento e receber uma nova data de agendamento. O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução".