A maior rede de joalherias da América Latina, a Vivara (VIVA3), divulgou seus resultados referentes ao 1º trimestre de 2022 nessa segunda-feira, 9 de maio e mostrou que o primeiro trimestre de 2022 foi de recorde e bons números.

O recorde foi batido com a receita Bruta. Foram R$ 410,9 milhões, um crescimento de 50,3% na comparação com o 1T21. As vendas também tiveram uma expansão de 41,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O Lucro Bruto, por sua vez, somou R$ 228,2 milhões, com Margem Bruta de 67,6% no 1T22, um crescimento de 2,1 ponto percentual na comparação com o 1T21 e, ainda, no trimestre, o Ebitda Ajustado totalizou R$ 51,2 milhões com margem Ebitda ajustada de 15,2%.

Veja abaixo, a tabela com os principais indicadores financeiros da companhia no período entre janeiro e março de 2022:

Créditos: Reprodução/Vivara
Créditos: Reprodução/Vivara

Fontes de receita

A fonte de toda essa receita bruta registrada continuam sendo as lojas físicas,, sendo que R$ 322,5 milhões de receita foram gerados pela rede de lojas Vivara e outroos R$ 25,8 milhões pela rede de lojas Life.

Há ainda os quiosques da rede, que renderam cerca de R$ 7,6 milhões. Em vendas digitais, por sua vez, foram R$ 51,6 milhões de receita arrecada, uma queda de 10,9%, inclusive, enquanto que na rede de lojas Life o aumento nas vendas foi de 447,9% e na rede Vivara, de 60,5%.

Esse dado, porém, também tem relação com o aumento no número de lojas da rede Life, já que foram 22 unidades abertas. Os Quiosques, por outro lado, diminuiram em 14. E a rede Vivara mesmo também teve um alta de 23 unidades. Assim, a companhia encerrou o período com um total de 290 unidades.

Perspectivas

Em relação ao restante do ano, a empresa disse que se mantém otimista.

"O fim da obrigatoriedade do uso de máscaras, o retorno da atividade da maior parte das regiões comerciais, assim como a volta de eventos festivos e comemorações diversas têm aquecido nossos pontos de venda e proporcionado a continuidade de um bom ritmo de crescimento ao longo da primeira metade do 2T22, mesmo em um cenário de pressão maior na renda do consumidor vindo de inflação e juros altos. Observamos com cautela possíveis impactos no nosso negócio vindos de eventual volatidade no câmbio e seu correspondente impacto no preço de nossos principais insumos. Até o momento, temos aproveitado oportunidades de comprar metais em preços abaixo do custo médio em estoque, tornando o trabalho de gerenciar custos de produção um pouco menos desafiador nessa trajetória de crescimento acelerado"

A empresa também espera abrir de 50 a 60 novas lojas em 2022, além de finalizar a reforma de 8 lojas. Também há a previsão de uma troca de plataforma e-commerce, "o que deve trazer um incremento material de experiência digital de nossos clientes".

- Veja na íntegra o relatório da Vivara sobre o 1T22.