No início da tarde desta segunda-feira, 4 de outubro, os serviços do Facebook, do Instagram e do WhatsApp apresentaram falhas. Dessa forma, milhares de usuários em todo o mundo, ficaram sem o acesso a esses apps. Por conta da instabilidade, os usuários foram às redes sociais para reclamar do ocorrido.

No site Down Detector, no qual os usuários reportam as falhas e problemas de apps, é possível confirmar a instabilidade dos aplicativos acima citados. O pico das reclamações no WhatsApp ocorreu por volta das 12h53, com 52.174 reclamações. Já o Facebook, teve pico as 12h58, com 7.195 reclamações, enquanto que o Instagram teve pico às 12h44, com 13.951 reclamações.

WhatsApp, Facebook e Instagram fora do ar

Em uma pesquisa rápida no Twitter, é possível ver que o problema foi generalizado, com vários usuários reclamando que todos os serviços do Facebook caíram nesta segunda-feira. O problema afeta usuários do mundo todo. Confira algumas postagens abaixo:

Os usuários relatam problemas ao enviar mensagens no WhatsApp e ao carregar novos posts no Instagram e no Facebook. O blecaute atinge tanto os aparelhos Android, quanto os iOS. Ademais, os sites acessíveis pelo navegador no celular e no PC também estão com problemas. Sendo assim, quem tentar acessar o WhatsApp Web ou o Facebook e o Instagram pelo navegador, vai encontrar uma página fora do ar.

Há sinais de que a falha geral afeta também, outros aplicativos que dependem do login do Facebook. Como é o caso do jogo Pokémon Go. A desenvolvedora Niantic afirma que está analisando o caso. Até mesmo a plataforma de realidade virtual Oculus, que pertence ao Facebook, está com problemas. Quem usa um dos seus visores da marca para jogar, não consegue carregar os games.

WhatsApp, Facebook e Instagram se pronunciam

Através do Twitter, o WhatsApp, o Facebook e o Instagram reconheceram o problema. Além disso, as marcas afirmaram que estão trabalhando para corrigir o problema o mais rápido possível, e assim, liberar o acesso normal aos serviços. Confira abaixo, as mensagens das plataformas: