O avanço da tecnologia chegou para ficar. E uma prova disso é a web 3.0 que traz consigo a plataforma do metaverso, que é um terreno fértil para explorar muitas profissões novas, diminuindo assim a distância entre o mundo virtual e o mundo real.

Após o surgimento da empresa Meta (dona do Facebook), o metaverso ganhou mais visibilidade. Esse universo digital faz com que grandes volumes de dinheiro sejam movimentados com a venda de terreno virtual, com marketplaces e até mesmo com shows de astros internacionais.

Então, veja na matéria o que é o metaverso e quais são as profissões do futuro com a chegada desta plataforma.

O que é o metaverso?

O metaverso é um espaço virtual que é compartilhado com outras pessoas, interativo e hiperrealista, permitindo que os usuários tenham uma convivência através de avatares customizados em 3D.

O sistema é operado dentro do blockchain, que é uma rede descentralizada e segura. O pagamento para esse universo é através de criptomoedas (ativos digitais).

A intenção do metaverso é quebrar as barreiras entre o mundo físico e virtual. Esse processo é feito através de experiências imersivas que utilizam a realidade virtual e realidade aumentada.

Quais as profissões do futuro com o metaverso?

Confira abaixo a lista das 10 profissões do futuro com a chegada do metaverso.

1. Programadores

Os desenvolvedores ou programadores terão que aprender a criar redes descentralizadas no metaverso. Uma das funções será aprender a trabalhar com tecnologia 5G e cuidar da infraestrutura da plataforma. Devem ser especialistas. Terão que se especializar em XR (extended reality, em inglês e Realidade Aumentada traduzido para o potuguês) para criar uma experiência totalmente imersiva ao usuário.

2. Designers gráfico

Com certeza os designers gráficos terão bastante trabalho nessa nova fase da tecnologia, já que eles serão os responsáveis pela modelagem de todo o metaverso. Se você ainda não sabe qual área se encaixar, o design gráfico é uma boa escolha.

3. Cientista de pesquisa

O cientista de pesquisa será o profissional especializado nas pesquisas virtuais que criarão experiências digitais acessíveis aos usuários, baseando-se nos hábitos comportamentais e transferindo-os para o metaverso. Essa função não precisa necessariamente ter formação em programação, mas sim conhecimento em tecnologia, podendo ser ocupada por designers, cientistas em economia comportamental, arquitetos ou antropólogos.

4. Desenvolvedores de ecossistemas

Esses profissionais serão responsáveis pela criação das comunidades dentro do metaverso e a instalação de ecossistemas, devendo ser especialista na associação de produtos e soluções.

5. Professores

A Decentraland (plataforma baseada na navegação do mundo virtual em 3D) tem uma universidade que necessita de professores capacitados para que ensine os usuários sobre o mundo virtual, também necessitam de especialistas em experiências imersivas e métodos de ensino, podendo ser cientistas cognitivos, neurocientistas e especialistas comportamentais.

6. Storyteller

Pessoas roteiristas de entretenimento do metaverso que criam narrativas que emocionam as pessoas, tornando o ambiente virtual mais atrativo para seus usuários.

7. Seguranças ou police metaverse

Esse profissional terá que impedir violação ou qualquer forma de desrespeito aos avatares e impor regras implantadas pela plataforma. Porém, como o metaverso é uma rede descentralizada e não há interferências de terceiros, podem haver alguns conflitos com esses gestores.

8. Especialista em um só mundo (múltiplas realidades)

Esse profissional será o responsável por levar o mundo virtual para o mundo físico por meio de objetos como, óculos de realidade virtual, projetores de holograma, por exemplo. As pessoas poderão fazer compras e negócios sem precisarem utilizar os hardwares atuais.

9. Especialista em bloqueio de anúncios

No ambiente virtual, os anúncios devem ser limitados. Para isso, esse profissional deve ter conhecimento em codificação.

10. Digital influencer do metaverso

Assim como na vida real, artistas também usam a plataforma para lucrarem. Essa realidade já existe no metaverso e alguns já estão lá, como é o caso da cantora Anitta e da apresentadora Sabrina Sato que ganham dinheiro como influenciadoras digitais.