Bill Gates é uma figura reconhecida por sua atuação como empresário - cofundador da Microsoft -, investidor, filântropo, além de ser um leitor voraz. E todos os anos ele divulga em seu blog, o Gates Notes, uma lista de livros cuja leitura ele recomenda.

Essa lista normalmente é divulgada próximo ao período de férias de verão no hemisfério norte, ou seja, por essa época, normalmente junho. E nesse ano ele não deixou de cumprir com sua tradição. Em um post publicado nessa semana, ele anunciou "5 great books for the summer" (5 ótimos livros para o verão).

No post, Gates destacou: "I loved all of them and hope you’ll find something you enjoy too" (eu amei todos eles e espero que você encontre algo que goste também).

Temas variados

Os temas dos livros que Gates sugere normalmente são bem variados. No ano passado, em função da pandemia de covid-19, segundo o próprio filântropo, houve uma certa padronização, no entanto, nesse ano, eles voltaram a ser diversos.

Na lista, há obras sobre os impactos das mudanças climáticas, as relações entre poder e gênero e as causas da polarização nos EUA. Mas há também um romance de aventura ambientado nos EUA da década de 1950, porque afinal, uma leitura por lazer também é muito importante.

Além disso, em relação aos demais livros, Gates ressalta que apesar de os temas serem pesados, os autores conseguiram transformar as discussões em narrativas cativantes e que por isso, podem, sim, ser boas pedidas para as férias.

5 ótimos livros para o verão (ou para o ano)

A lista tem, como já dito, 5 livros. O problema para nós, brasileiros, é que apenas um deles possui edição lançada por aqui, em português - pelo menos até agora. A boa notícia é que, muitas vezes, após a divulgação da lista de Gates, as editoras acabam se interessando pelas obras e em algum tempo elas são lançadas também.

De qualquer forma, confira os títulos abaixo:

1. How the World Really Works, de Vaclav Smil

O autor é um economista ambiental canadense e na obra ele explica sete fenômenos que determinam a sobrevivência e a eficiência humana em uma economia global baseada em informações. É um resumo de estudos dele sobre redes mundiais de agricultura, energia, produção e seus impactos ambientais.

2. The Lincoln Highway: A Novel, de Amor Towles

Gates disse que esse livro se destaca por sua versatilidade. A narrativa do livro se passa em 1954 ao longo de uma estrada chamada Lincoln, quando o personagem Emmet volta para sua casa, no Nebraska, depois de 15 meses de trabalho rural forçado por homicídio involuntário. Lá a família planeja se mudar para a Califórnia e começar nova vida, mas uma situação inesperada os leva em outra direção.

3. Why We’re Polarized, de Ezra Klein

Ezra é um colunista e apresentador de podcast do The New York Times e descreve os aspectos psicológicos da mentalidade de grupo que definem a política americana hoje.

4. The Ministry for the Future, de Kim Stanley Robinson

Outro romance, mas dessa vez relacionado à ciência e questões climáticas, ideias para salvar o futuro. O livro começa com uma onda de calor que leva à morte mais de 20 milhões de pessoas e dois personagens principais, um humanitário e um diplomata, tentam combater as mudanças climáticas para salvar a humanidade.

5. The Power, de Naomi Alderman - O Poder

Segundo Gates, essa leitura foi sugestão de sua filha. Na obra, Alderman imagina o que aconteceria se as mulheres de repente tivessem a capacidade de dar choques elétricos. A narrativa acompanha quatro personagens com diferentes experiências de gênero em diversos círculos sociais, instituições e lugares e a partir disso discute-se uma mudança de poder e controle que poderia levar a um mundo mais igualitário ou, por outro lado, à corrupção, revoluções brutais de violência física e sexual.

No Brasil o livro foi lançado em 2021 pela Editora Planeta Minotauro e tem 368 páginas. Na Amazon, ele está custando cerca de R$ 48.

Abaixo, confira o vídeo divulgado no blog de Gates com as recomendações de leitura:

Vídeo incorporado do YouTube