O mundo dos investimentos, o mercado financeiro e a aconomia, de uma forma geral, podem parecer bem complicados. Existem muitas termos complexos, estratégias, dados a serem analisados, sem contar a relação com a política, afinal, quantas vezes algo que foi dito por um político lá fora do país não acabou impactando diretamente no seu bolso, não é mesmo?

Felizmente, existem formas muito bacanas e até divertidas de aprender um pouco mais sobre esse universo. Uma delas é por meio do cinema. Já foram produzidos dezenas de filmes e séries retratando como funciona a Bolsa de Valores e explicando como as crises marcaram a economia do mundo. Caso você tenha interesse, existem alguns Reality Show que ensinam a investir em ações.

Então, prepara a pipoca aí e dá uma conferida na lista abaixo. Você com certeza vai se interessar por uma das opções.

Filmes sobre o mercado financeiro

Veja algumas recomendações de filmes que retratam o mercado financeiro e seus trailers.

1. A Grande Aposta (2015)

Esse filme sobre mercado financeiro é muito celebrado em Hollywood. A grande aposta foi estrelada por Christian Bale, Brad Pitt e Ryan Gosling. Baseado em fatos reais, ele conta a história de pessoas que decidiram apostar contra os bancos nos EUA, enxergando uma bolha especulativa a partir da qual se desenrolou a crise econômica entre 2007 e 2008.

O filme que venceu cinco Oscars (incluindo o de melhor filme), mostra os investidores decidindo aplicar muito dinheiro no sistema imobiliário nos Estados Unidos que iria quebrar em breve, antes da grande mídia prever tal fato. Ele ajuda muito a entender como funcionou uma das maiores crises da história do mercado financeiro.

Vídeo incorporado do YouTube

2. O Lobo de Wall Street (2013)

Esse filme conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um corretor de ações da Bolsa de Valores que trabalha em Wall Street.

Depois de sua demissão, Jordan cria uma empresa que lida com papéis de baixo valor, onde construiu um império milionário. Por ser muito ambicioso, ele conqusita sua fortuna rápido, porém de forma ilegal também.

O filme retrata momentos de empreendedorismo, economia e excessos, além de mostrar como as armadilhas do poder podem fazer com que as coisas saiam erradas.

Vídeo incorporado do YouTube

3. Wall Street, Poder e Cobiça (1987)

O filme se passa em Nova York nos anos 1980. Bud Fox (Charlie Sheen), é um jovem e ambicioso corretor de ações que para tentar chamar a atenção de seu novo chefe Gordon Gekko (Michael Douglas), um inescrupuloso bilionário, se envolve em um esquema de tráfico de informações.

Wall Street, Poder e Cobiça venceu prêmios muito reconhecidos na indústria cinematográfica, como um Oscar e Globo de Ouro, e também se consagrou por ser um dos primeiros filmes a mostrar os bastidores de Wall Street.

Vídeo incorporado do YouTube

4. Mercado de Capitais (2016)

No filme, uma investidora está lutando para conseguir uma promoção na empresa onde trabalha, em Wall Street e ela lidera uma controversa ação no meio de uma crise financeira mundial, onde as regulações são apertadas e a pressão para que o investimento renda é ainda maior.

Uma curiosidade é que o longa foi financiado por mulheres de Wall Street, e nele temos a oportunidade de ver mulheres em um mercado ainda muito dominado pelo masculino. Além disso, ele retrata vários eventos durante uma crise econômica mundial, incluindo uma tentativa de IPO (Oferta Pública Inicial).

Vídeo incorporado do YouTube

5. À Procura da Felicidade (2006)

Esse filme é bastante conhecido e se você ainda não assistiu, você precisa fazê-lo. Não apenas porque aborda o mercado financeiro, mas pelas lições de vida que traz. Ele relata a história real do empresário Chris Gardner (Will Smith), antes de ele se transformar no milionário do mercado financeiro que é hoje.

Com apenas US$ 25 no bolso e com um filho pequeno, Gardner encontra um estágio que não é remunerado para ter experiência em uma corretora de ações. O filme mostra a persistência de Gardner ao superar suas dificuldades.

Vídeo incorporado do YouTube

6. Becoming Warren Buffett – Como ser Warren Buffett (2017)

Warren Buffett, para quem não sabe, é um dos maiores investidores do mundo e o que esse documentário de 2017 faz é mostrar um pouco de sua história e rotina, mas não apenas isso. Quem assiste ao longa também tem a oportunidade de aprender como ele faz suas escolhas, como funciona suas mente e um pouco de tudo o que faz dele um ícone para o mercado financeiro.

Vídeo incorporado do YouTube

7. Trocando as Bolas (1983)

A comédia mostra um morador de rua trocando de lugar com um executivo de investimentos muito rico, por meio de uma aposta feita pelos gananciosos irmãos Duke. O ex-morador de rua, que é interpretado por Eddie Murphy, começa a ter aulas de grandes nomes do mercado para iniciar seus investimentos em commodities.

Vídeo incorporado do YouTube

8. Inside Job (2010)

Vencedor do Oscar em 2011, o documentário é narrado por Matt Damon e dirigido por Charles Fergunson e analisa e expõe os fatos que causaram a crise econômica de 2008, por meio de entrevistas e pesquisa com políticos, economistas, jornalistas, entre outros.

Dessa forma, ele mostra como a combinação de cinismo, ganância, negligência e desregulamentação levaram o mercado ao colapso. Ao longo do filme, as consequências do estouro da bolha são mostradas, além de apontar quais seriam os responsáveis.

Vídeo incorporado do YouTube

9. Grande Demais para Quebrar (2011)

Esse filme explica como a crise do subprime atingiu os Estados Unidos e o mundo em 2008. A obra foi inspirada no livro que leva o mesmo nome e que foi escrito pelo jornalista Andrew Ross Sorkin. Ele mostra a figura do Secretário do Tesouro americano e como o mercado financeiro tentou evitar a quebra do banco Lehman Brothers.

Vídeo incorporado do YouTube

10. Jogo do Dinheiro (2016)

O longa conta a história de Lee Gates (George Clooney), um apresentador de televisão que dá dicas de investimento em seu programa. Certo dia ele é sequestrado ao vivo, por um homem (Jack O'Connell) que está revoltado por ter perdido dinheiro ao seguir as orientações do apresentador.

Um esquema de corrupção global está por trás do prejuízo, o que mostra como o mercado financeiro mundial é interligado. Mesmo com a tensão do sequestro, há espaço para alívios cômicos, críticas à postura da mídia e ao sistema capitalista. O filme conta ainda, em seu elenco, com a premiada Julia Roberts.

Vídeo incorporado do YouTube

E uma última dica que a gente deixa aqui é que algumas dessas opções que listamos podem ser encontradas até mesmo no YouTube, disponíveis na íntegra e gratuitamente, caso você não seja assinante de nenhum streaming.

Então, bom filme!