De acordo com um levantamento anual feito pela consultoria Kearney, mostrou que há 6 capitais do Brasil, com maior potencial para investimentos, negócios e projetos. Entre os 156 destinos do mundo, 6 capitais do Brasil se destacaram no raking: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife.

Apesar disso, a primeira colocada no país, aparece só na posição 40, que é São Paulo. Em suma, o grande volume de atividades de negócios na capital paulista segue como o principal atrativo.

O levantamento considera 29 métricas, divididas em 5 temas com diferentes pesos: volume de négócios (30%), capital humano (30%), troca de informações (15%), experiência cultura (15%) e engajamento político (10%).

Ademais, ainda há outros parâmetros quem avaliam as cidades com maior potencial para atuar com a próxima geração de centros globais de negócios. Abaixo, confira todos os detalhes sobre os principais detalhes do ranking.

6 capitais do Brasil entre as melhores para investir

De acordo com o consultor Sachin Mehta, sócio da Kearney, "O Brasil sempre foi e será um destino atrativo para investimentos, mas é fato que o momento é de cautela. O governo atual previa um mundo de promessas, mas o que vivemos foram três anos de incertezas. A pandemia só amplificou esses efeitos"

Além disso, Mehta diz que "A forma como a economia está sendo dirigida também gera incertezas. Esse cenário faz com que muito investidor pare para pensar, ninguém quer rasgar dinheiro."

Entre as 6 capitais do Brasil, São Paulo é a melhor delas. Está em 40º lugar, e avançou 2 posições em relação a 2020. O destaque da cidade acontece por conta da sua característica principal, que é ser o local que concentra uma grande diversidade de negócios.

Já em 76º, está o Rio de Janeiro, que recebe essa posição por conta do turismo de lazer e negócios, bem como por conta de sua beleza natural. Depois dessa, está Belo Horizonte, na 104ª posição. Em seguida está Porto Alegre, na 108ª posição, na frente de Salvador (124ª) e Recife (125ª).

Topo do ranking

Por fim, o estudo mostra que, apesar da pandemia, algumas cidades ainda conseguiram se mostrar resilientes. Em suma, Nova York, Londres, Paris e Tóquio mantiveram as 4 primeiras posições no índice, como foi constatado em 2020.

Enquanto isso, Los Angeles ficou em 5º lugar, e ocupou a posição da capital Pequim, a qual viveu uma crise sanitária decorrente dos impactos da pandemia.